Sema e Inema marcam presença na XLVII Plenária Ordinária do CBHSF em Salvador

09/05/2024

No primeiro dia da XLVII Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) em Salvador, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participaram do evento destacando o compromisso sólido do Governo do Estado da Bahia com a gestão sustentável dos recursos hídricos e a proteção dos ecossistemas da região.

Diversas questões de grande relevância foram discutidas durante a Plenária, refletindo os desafios e as ações estratégicas necessárias para a gestão efetiva dos recursos hídricos na Bahia, tendo como foco a inadimplência e às ameaças ao Sistema Nacional de Recursos Hídricos. Em suas declarações na abertura do evento, o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré Martins, reforçou a importância da integração entre os órgãos públicos e os comitês de bacias para uma gestão mais eficiente diante dos desafios atuais.

"É fundamental que estejamos presentes e engajados em todos os espaços de participação social e na construção de políticas públicas, tanto a nível local como regional. Essa abordagem abrangente e transversal é essencial para compreender o papel crucial que o Rio São Francisco desempenha em nosso plano de ação frente aos desafios climáticos, especialmente no contexto da criação do Fundo Caatinga, uma ação significativa que visa preservar e proteger nosso bioma único e essencial, e a participação ativa de todos, inclusive do próprio Comitê, é crucial para o sucesso dessa política pública”, enfatizou o gestor da pasta ambiental.

Vale destacar que todas as atividades e procedimentos de um Comitê de Bacia são norteados por resoluções Federais e Estaduais editadas pelos Conselhos Nacional e Estadual de Recursos Hídricos. Nesse sentido, a Sema e o Inema, junto aos membros do Comitê, desenvolvem medidas práticas efetivas que asseguram a preservação dos mananciais e a qualidade da água na bacia do São Francisco.

Mudanças climáticas no Rio Grande do Sul

Um dos momentos de destaque da Plenária foi a importante declaração do vice-presidente do Comitê, Marcus Vinícius Polignano, sobre a necessidade de atenção às questões climáticas e de segurança das barragens.

"As mudanças climáticas não são mais uma discussão acadêmica ou distante. Elas nos afetam diretamente, como evidenciado pelos extremos que o Rio Grande do Sul está enfrentando, desde calor excessivo até inundações. É crucial que coloquemos a mudança climática no centro de nossa agenda política e ambiental. Além disso, precisamos garantir a segurança de nossas barragens e ter planos de resposta rápida para emergências. A segurança das barragens no São Francisco é uma prioridade, e devemos agir de forma preventiva para proteger nossas comunidades. Expressamos nossa solidariedade ao povo gaúcho e destacamos a importância de agir agora para enfrentar os desafios climáticos e de segurança que nos afetam diretamente", disse Polignano.

Na oportunidade, o secretário Eduardo reiterou a urgência de lidar com os efeitos climáticos, especialmente em resposta aos eventos recentes no Rio Grande do Sul. “Estamos, como Secretaria, comprometidos em abordar questões críticas, como as mudanças climáticas e a adaptação aos seus efeitos. Isso porque identificamos a necessidade urgente de trabalhar na adaptação e atribuição aos efeitos climáticos, priorizando a segurança ambiental e a resiliência das comunidades”.

O titular da Sema também indicou que mais detalhes sobre as ações do Fundo Caatinga relacionadas ao Rio São Francisco serão compartilhados em breve, evidenciando o compromisso contínuo do Governo com a prevenção e resposta eficazes diante dos impactos climáticos na Bahia.

Transmissão ao vivo

A XLVII Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco foi transmitida ao vivo pelo YouTube, no canal do CBH São Francisco. Além dos informes importantes apresentados durante o evento, os participantes também abordaram sobre os desafios para a gestão das águas no Brasil, a destruição dos biomas brasileiros pelo MAPBiomas e a legislação ambiental em discussão no Congresso Nacional. Clique AQUI para assistir o conteúdo gravado.

O primeiro dia do evento também foi marcado pelo lançamento do livro "Luzes do farol de Cordouan para o rio São Francisco", do escritor Carlos Hermínio, que trouxe reflexões importantes sobre a preservação ambiental e a importância dos rios brasileiros, além da Campanha Eu Viro Carranca para defender o Velho Chico em 2024.