GT discute mapeamento ambiental para o Plano de Desenvolvimento da BTS

07/05/2024

O Grupo de Trabalho (GT) responsável pelo Plano de Desenvolvimento Sustentável (PDS) da Baía de Todos-os-Santos (BTS) realizou nesta terça-feira (07) uma reunião para discutir o mapeamento ambiental da região. Sob a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), o encontro contou com a apresentação da empresa BAHIAINVESTE e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Durante a reunião, Floro Freire, representante da BAHIAINVESTE, compartilhou a concepção inicial do projeto que foi feito com a Sedur, para a análise socioambiental das equipes da Sema e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), e a partir daí será feita a integração da proposta com o mapeamento ambiental da via de borda da Baía, que terá a função de interligar os municípios do Recôncavo Baiano e da Bahia.

Também liderando o projeto na Sema, a diretora de Políticas e Planejamento Ambiental, Luana Ribeiro, explicou sobre a relevância do mapeamento ambiental para a BTS. “Nesta reunião técnica, estamos iniciando o mapeamento ambiental da via de borda da BTS. A Sedur e a BAHIAINVESTE apresentaram o layout inicial dessa via, que irá conectar os municípios do Recôncavo Baiano e da Bahia. Além disso, estamos discutindo a urbanização logística dessas regiões. A Sedur realizou um levantamento socioeconômico no último ano, e agora a pasta ambiental vai contribuir. Estamos avaliando como podemos colaborar, incluindo a possibilidade de fazer um novo diagnóstico e verificar as informações existentes para fortalecer o Plano de Desenvolvimento Sustentável da BTS”, salientou Luana.

O Engenheiro de Produção, Floro Freire, destacou a necessidade de valorizar a conexão entre a terra, o mar e os recursos naturais disponíveis na BTS. “A Baía de Todos-os-Santos é um tesouro que precisamos aproveitar. Precisamos valorizar a conexão entre a terra, o mar e os recursos naturais disponíveis. Devemos incorporar esse projeto e colocá-lo em prática. Precisamos avaliar o que temos disponível em termos de meio ambiente e definir quais são nossos objetivos. Além disso, é importante identificar as áreas de importância para a região. Essas informações serão fundamentais para avançarmos no planejamento e no desenvolvimento sustentável da região”, disse Floro.

Baía de Todos-os-Santos

Atualmente, a BTS, uma das maiores baías do mundo, enfrenta desafios significativos relacionados ao uso desordenado dos recursos naturais e infraestrutura inadequada. Nesse sentido, a Sema desempenha um papel central na gestão ambiental integrada da região, buscando equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação dos recursos naturais e a qualidade de vida das comunidades locais.

Fotos: João Raimundo/Ascom Sema

Anexos: