Participação da Sema no Planejamento Regional do Recôncavo Baiano fortalece o desenvolvimento sustentável da BTS

30/04/2024

Secretarias Estaduais participaram na manhã desta terça-feira (30) da Oficina de Construção das Diretrizes para o Planejamento Regional do Recôncavo Baiano. Realizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o encontro teve como objetivo a escuta em relação aos estudos e propostas de diretrizes sobre o território do Recôncavo, impactado pelo Sistema Viário Oeste (SVO).

O Planejamento Regional do Recôncavo Baiano trata-se de uma importante oportunidade para estruturar o desenvolvimento do território com maior sustentabilidade, promovendo o avanço integrado e articulado dos municípios, potencializados na força da dinâmica regional. A oficina teve como objetivo discutir as diretrizes serão pensadas e definidas na perspectiva de promover o desenvolvimento dessa dinâmica, prevendo orientações à mobilidade regional, às questões habitacionais, ambientais, econômicas, do saneamento, de logística e demais estruturas que funcionam com maior qualidade quando pensadas e geridas regionalmente.

Nessa perspectiva, a Sema, em parceria com outras instituições e o setor privado, tem trabalhado para unificar esses estudos e propostas, visando à elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável (PDS) da Baía de Todos-os-Santos (BTS). Segundo o chefe de Gabinete da Sema, André Ferraro, o plano busca integrar e coordenar ações para promover o desenvolvimento econômico, social e ambientalmente sustentável da região da BTS.

“A contribuição da Sema será fundamental nesse processo, tendo em vista que o Planejamento Regional já conta com estratégias que impactam diretamente a BTS, uma área que a Secretaria, em parceria com outros órgãos e instituições que apoiam iniciativas ambientais, está trabalhando para elaborar um termo de referência que discorra sobre a contratação de um plano de desenvolvimento sustentável. E nessa perspectiva a Sedur já se prontificou a colaborar, nos convidando principalmente para participar desse Planejamento de forma mais ampla”, explica o gestor, que participou da oficina representando a Sema.

Ferraro reforça ainda que a participação da Sema nesta etapa de planejamento é crucial, considerando o contexto regional e os desafios ambientais e sociais que permeiam a área. “Contribuiremos com o desenvolvimento de práticas sustentáveis em áreas como uso do solo, saneamento, mobilidade, gestão de resíduos e conservação da biodiversidade”, afirma o chefe da pasta ambiental.

Responsável por aplicar a oficina, o coordenador técnico do Consórcio de Desenvolvimento da Bahia, Paulo Mauruto, afirma que o momento de escuta é uma oportunidade de voltar a pensar o Recôncavo numa região forte, onde se preserva a identidade e aproveita os recursos culturais.

"Debatemos hoje aqui as principais diretrizes para o desenvolvimento do Recôncavo, sobretudo com a perspectiva dos impactos trazidos pela Ponte Salvador/Itaparica e pelo SVO. A gente tem uma vocação turística muito grande, sobretudo pela Baía de Todos-os-Santos, de navegação, de turismo cultural e histórico. Então, aproveitar esse momento para discutir essa possibilidade é, talvez, um caminho para a gente reduzir os impactos negativos e construir mais impactos positivos que esse sistema possa trazer para a região", reitera Mauruto.

A oficina contou com a participação de representantes sociais e técnicos institucionais envolvidos nas áreas estratégicas que serão trabalhadas neste planejamento: saneamento; meio ambiente; habitação e uso do solo; mobilidade e infraestrutura; econômico – em especial indústria e turismo; governança territorial; e diversidade sociocultural local.

O Plano Regional está disponível para críticas, sugestões e contribuições no Portal de Política Urbana do Estado da Bahia, uma plataforma dinâmica e inovadora, concebida para fortalecer a integração, a formação e a colaboração em torno da produção do planejamento urbano e regional no Estado. Acesse clicando AQUI.

Baía de Todos-os-Santos

Atualmente, a BTS, uma das maiores baías do mundo, enfrenta desafios significativos relacionados ao uso desordenado dos recursos naturais e infraestrutura inadequada. Nesse sentido, a Sema desempenha um papel central na gestão ambiental integrada da região, buscando equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação dos recursos naturais e a qualidade de vida das comunidades locais.

Fotos: João Raimundo/Ascom Sema