Ações e Resultados GERCO

GERCOM/Ba 1988 a 1999

Inserido nas ações do Programa Nacional de Meio Ambiente – PNMA, como projeto o GERCOM na Bahia teve como foco de trabalho o desenvolvimento de diagnósticos sócio-economico ambiental e cultural de toda a área de abrangência do GERCOM/Bahia, com 53 municípios.

Além dessas atividades foram realizadas diversas capacitações técnicas operacionais, de forma a garantir a continuidade do Programa no estado.

GERCOM/Ba 2001 a 2007

O GERCOM/Ba continua sendo um Projeto dentro do PNMA, porém o foco de atuação passa a ser o Litoral Norte do estado com 13 municípios com ênfase nos 5 municípios da APA Litoral Norte.

O objetivo nesse período visa a definição de uma estratégia de gestão, articulando instrumentos de suporte normativo para a implantação de um Plano de Ação, associado a mecanismos de monitoramento do Litoral Norte; tendo como foco principal os setores de desenvolvimento urbano, turismo e unidade de conservação.

Além dessas atividades foram realizadas diversas capacitações técnicas operacionais: para todo o território do GERCOM/BA (GPS, Plano Diretor, Legislação Ambiental Costeira) e para técnicos das 3 esferas de governo (Train Sea Coast: "Gerenciamento Costeiro Integrado - O papel dos Municípios")

Começaram também as ações para implementação do Plano de Gestão Integrada de Orla Marítima (Projeto Orla) nos 37 municípios defrontantes com o mar.