Diálogo entre Conselhos das APAs do Litoral Norte e Ministério Público destaca prioridades ambientais

28/03/2024

Para planejar ações em prol da conservação ambiental do Litoral Norte, os Conselhos Gestores das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Litoral Norte, Mangue Seco e da Plataforma Continental reuniram-se com a promotoria da Costa dos Coqueiros, do Ministério Público da Bahia, em encontro dos colegiados realizado na quarta-feira (27), em Mata de São João.

O objetivo foi estabelecer um diálogo para que os conselhos gestores pudessem apresentar suas principais demandas, permitindo ao Ministério Público priorizar ações na região. Ao término da escuta, ficou definido que a promotoria elaborará um plano de ação, priorizando as demandas apresentadas.

"Os conselheiros enumeraram as principais demandas, incluindo a regularização fundiária, o controle do uso do solo, a fiscalização ambiental e a promoção do ecoturismo. Eles ressaltaram a importância da integração entre os diversos órgãos e entidades envolvidos na gestão ambiental, para garantir a efetividade das ações", destacou Poliana Gonçalves, coordenadora de Programa e Projetos da Sema.

Durante o encontro, o promotor Thomas Bryann enfatizou a importância da preservação das APAs do Litoral Norte, destacando o papel crucial que desempenham na proteção da biodiversidade e dos ecossistemas costeiros. Ele ressaltou a necessidade de uma colaboração estreita entre os gestores das APAs, o Ministério Público e demais órgãos ambientais para enfrentar os desafios.

"Esses encontros são importantes, destacando a presença da promotoria interessada em ouvir as comunidades. Sempre enfatizo a importância de trabalharmos juntos, unindo a gestão participativa dos conselhos gestores das áreas de conservação do litoral norte, para alcançarmos ganhos socioambientais na região", explicou Adriana Castro, gestora das Unidades de Conservação do Inema.

Luciana Veríssimo, representante da Aruá Observação de Aves e Natureza, expressou sua satisfação com a reunião. "A presença do promotor foi fundamental para apresentarmos os anseios da equipe em relação à preservação da fauna silvestre", destacou Veríssimo sobre a receptividade do promotor, que se mostrou solidário à causa, resultando em um encontro produtivo e promissor para a proteção do meio ambiente.

Entre outros temas abordados durante o encontro, destacam-se a aprovação da ata da reunião anterior, que tratou da recondução do conselho por mais dois anos (2024-2026), informes sobre a gestão das Unidades de Conservação
(UCs), o planejamento para o lll Fórum Iberoamericano de Jovens das Reservas da Biosfera, bem como a definição do calendário anual de reuniões e do Plano de Ação das UCs.

Anexos: