• Orientações Covid 19
  • .
  • .

Notícias

11/06/2020 10:00

A natureza em tempos de covid-19 é tema de live

Propondo uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento de uma consciência ambiental em meio à pandemia, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realizou nesta quarta-feira (10) uma live com o tema “E a natureza em tempos de covid-19?”. A transmissão ao vivo foi mediada por Júlia Mansur, oceanóloga, membro do Núcleo de Gerenciamento Costeiro da Bahia e assessora técnica da SPA/Sema. E a convidada da semana foi a bióloga Fernanda Tibério, mestre e doutora em Ecologia e Recursos Naturais. 

Mansur iniciou a discussão trazendo questões relevantes para a sociedade, entre elas: a redução e fragmentação de habitat, o comércio ilegal, a poluição, a proliferação de espécies invasoras e as mudanças climáticas. Em seguida, a convidada falou sobre a preocupação da capacidade do meio ambiente em se recuperar. “O tempo é super importante, mas o tempo da natureza não é o nosso tempo”, disse Tibério. Depois, chamou a atenção da sociedade para a agenda ambiental no próximo período, durante e após a crise pandêmica, no que se refere aos debates prioritários, às políticas públicas e à atuação dos setores que se relacionam com o campo dos direitos ambientais. 

Ao longo da conversa, a mediadora destacou a crise provocada pela pandemia de Covid-19 e outra, que certamente virá a assumir proporções ainda maiores, a crise climática. Fernanda Tibério completou ressaltando que as mudanças climáticas são capazes de causar sofrimento humano, tanto quando uma crise de saúde pública. Sendo isso, proveniente do desmatamento e o uso incorreto dos recursos naturais. 

O bate-papo descontraído mostrou a relação atual da pandemia com o meio ambiente, sobretudo pensando que seres humanos e a natureza fazem parte de um sistema interconectado e que, para impedir o surgimento de novas doenças é fundamental eliminar as múltiplas ameaças aos ecossistemas e à vida selvagem.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.