• .
  • .

Notícias

05/02/2020 19:20

Governo cria Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Ambiental na BTS

Um acordo de cooperação técnica para criação do Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Meio Ambiente e Economia do Mar (Ecomar) foi assinado na tarde desta quarta-feira (05), no gabinete da secretaria do Meio Ambiente (Sema). Com o objetivo de promover programas e projetos de recuperação ambiental através de ações relacionadas à economia do mar e às atividades pesqueiras, o Ecomar será instalado no Centro Vocacional Tecnológico Territorial do Pescado (CVTT), da Bahia Pesca, localizado no município de Santo Amaro, na localidade de Acupe.

Assinaram o acordo, o secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Lucas Teixeira, a diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), Márcia Telles, e o diretor da Empresa de Pesca da Bahia (Bahia Pesca), Marcelo Oliveira.

“Esta parceria institucional irá fortalecer as ações do Governo do Estado na Baía de Todos os Santos, com programas voltados para superação de problemas socioambientais e socioeconômicos naquela região. Vamos incentivar o desenvolvimento ambiental e a inclusão produtiva de marisqueiras e pescadores por meio da pesquisa e inovação”, afirmou o secretário João Carlos, ressaltando ainda que esta iniciativa se soma a outras ações do governo já em curso na BTS, a exemplo do Prodetur Nacional, coordenado no estado pela Secretaria do Turismo. 

Entre outras ações, o projeto prevê o monitoramento e conservação de corais; o cultivo, apanha e processamento de algas marinhas; aproveitamento e beneficiamento do pescado; reaproveitamento de resíduos sólidos gerados pelas vísceras de peixe e cascas de marisco; além de atividades de educação ambiental e a assistência técnica e capacitação de pescadores e aquicultores. Atualmente, cerca de 45 mil pessoas exercem a atividade de pesca e mariscagem na Baía de Todos os Santos, abrigadas em cerca de 55 entidades sociais ligadas ao setor, localizadas nas diversas comunidades litorâneas da BTS. 

“A Seagri não poderia ficar de fora de um termo de compromisso tão importante quanto esse, que promove o desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira. Tenho certeza que esse somatório de forças, Seagri, Sema, Inema, e a própria Bahia Pesca, que é nossa empresa responsável por alavancar a atividade de pesca na Bahia, irá trazer uma contribuição positiva tanto para os pescadores quanto para o meio ambiente”, afirmou o secretário da Agricultura, Lucas Teixeira. 

Segundo a diretora geral do INEMA, Márcia Telles, esta assinatura possibilitará o avanço de novas políticas para a área de meio ambiente e agricultura. “Esse projeto vai contribuir para um público que precisa de projetos socioambientais com qualidade, e que irão auxiliar o desenvolvimento de suas atividades produtivas”, afirmou Telles.

“O próximo passo é a articulação institucional para que outras secretarias de governo, como Trabalho, Infraestrutura e Tecnologia e Inovação, possam incorporar suas expertises neste projeto-piloto. A escolha do CVTT para abrigar esta primeira iniciativa se deu pela infraestrutura e espaço para formação, que o centro já oferece. A partir daí vamos ampliar para outras regiões, sempre respeitando a vocação social, ambiental e econômica de cada localidade”, afirmou a superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da Sema, Clarissa Amaral.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.