• Cefir nos municípios
  • .
  • .
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário

Notícias

29/11/2019 20:50

Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental realiza última reunião de 2019

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) participou, nesta quinta-feira, dia 29, da última reunião do ano da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA). Entre os objetivos do encontro, foi compartilhado as recomendações das Câmaras Técnicas de Água e Unidades de Conservação; Municipais; e de Ensino Formal para contribuir com o desenvolvimento da educação ambiental na Bahia. Na ocasião, a coordenação de Gestão de Fundos da Sema apresentou aos conselheiros sobre as possibilidades de acesso aos ecursos do Fundo Estadual de Recursos do Meio Ambiente (Ferfa).

O Ferfa tem por objetivo financiar a execução da Política Estadual de Meio Ambiente e de Proteção da Biodiversidade. Os recursos são oriundos de dotações orçamentárias do Estado e créditos adicionais, pagamentos de multas por infração ambiental, doações, empréstimos e transferências de outras fontes. Esses recursos são empregados em projetos apresentados pelos proponentes a partir de questões ambientais detectadas em âmbito local.

Sobre a contribuição das Câmaras Técnicas, destaca-se as duas recomendações apresentadas pela CT de Ensino Formal e que foi aprovada pelos conselheiros presentes. “Fizemos duas recomendações para o colegiado, a primeira sugestão é para que o resíduos sólidos seja trabalhado como temática nas escolas municipais e estaduais para o ano de 2020. Com a segunda recomendação, sugerimos os conteúdos que devem ser trabalhados no ensino formal, desde a educação básica até o ensino superior”, elencou o representante da Secretaria Estadual de Educação no Ciea, Duillami Arruda.

Outro tema tratado na reunião foi a moção de apoio do CIEA ao manifesto apresentado pelo Grupo Ambientalista da Bahia - Gambá, em relação ao derramamento de óleo no litoral do nordeste. O propósito é que o documento seja entregue ao governador Rui Costa e o secretário da Sema, João Carlos Oliveira. Dentre as propostas apresentadas o manifesto pede a real transparência de informações em todos os níveis de Governo, sobre as providências e investigações realizadas, as medidas de controle adotadas, além dos recursos aplicados para a limpeza das praias.

CIEA - É um espaço público colegiado, instituído pelo poder público estadual, destinado a constituir-se em uma instância de coordenação das atividades de Educação Ambiental no Estado. A Comissão é composta por 34 representantes da sociedade civil, poder público municipal, estadual e federal, redes de educação ambiental, movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais instituições de ensino que atuem na área de EA.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.