• .
  • .

Notícias

13/09/2019 15:10

Sema realiza ações integradas de acesso à água e gestão ambiental compartilhada no CDS Bacia do Jacuípe

Com o objetivo de realizar uma agenda integrada entre os programas de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) e Água Doce (PAD), técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) realizaram uma série de reuniões com os gestores municipais que compõem o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) Bacia do Jacuípe, percorrendo as cidades de Gavião, Capela do Alto Alegre, Pintadas, Várzea do Poço, Baixa Grande, Ipirá, Pé de Serra e Riachão do Jacuípe, entre os dias 09 e 13 de setembro.

O superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental (SPA) da Sema, Claudemir Nonato, explicou que a ação visa a transversalidade dos programas executados pelo órgão. "A nossa proposta é o fortalecimento desses dois programas fundamentais para a gestão do meio ambiente, de forma integrada e compartilhada com os municípios. Além disso, pretendemos realizar oficinas específicas com as pastas municipais de Saúde e Educação trazendo-os para mais perto das ações do PAD e do GAC", ressaltou.

Os técnicos da Sema, João Paulo Ribeiro e Adriano Zeferino, realizaram o acompanhamento das metas do convênio do GAC junto ao CDS Bacia do Jacuípe, que tem como objetivo apoiar o processo de organização e ampliação da capacidade dos municípios para a gestão ambiental. Na oportunidade, também foi informado aos gestores públicos a realização do Encontro de Gestores Ambientais da Bahia e o lançamento do Fórum Estadual de Gestores do Meio Ambiente, a ser realizado no mês de outubro, em Salvador.

"Durante toda semana estivemos reunidos com os gestores municipais com o objetivo de acompanhar e fortalecer a execução do convênio do GAC com o consórcio Bacia do Jacuípe. Fizemos a repactuação dos acordos de gestão ambiental compartilhada, reforçamos a política estadual de acesso à água de qualidade para o consumo humano, por meio do programa Água Doce e articulamos uma ação integrada do PAD com as pastas municipais de Saúde e Educação, que, junto com a comunidade, são fundamentais para o sucesso desse programa," explicou João Paulo Ribeiro, técnico da Superintendência de Políticas e Planejamento Ambiental (SPA) da Sema.

Em Baixa Grande, o sistema de dessalinização da água salobra de dois poços artesianos nos distritos de Vista Alegre e Santa Bárbara garantem água de primeira qualidade para o consumo. "As comunidades abraçaram o programa Água Doce como uma alternativa essencial para essas localidades em que não conseguimos ofertar a água tratada da Embasa. Esse programa é imprescindível e precisa ser fortalecido," avaliou o prefeito do município, Heraldo Miranda.
Também participaram dos encontros os prefeitos Raul Soares, de Gavião, e João batista Almeida, de Pintadas; além de secretários municipais de Saúde e Educação, e demais representantes locais.

Programa Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) - tem como principal objetivo apoiar o processo de organização e ampliação da capacidade dos municípios para a gestão ambiental, tendo em vista a estruturação e efetivação do Sistema de Meio Ambiente (Sisema). Os municípios, ao incorporarem a gestão ambiental, enfrentam dificuldades localizadas na estrutura física, nos recursos técnicos e financeiros, capacitação e nas práticas participativas os conselhos ambientais.

Programa Água Doce - é uma ação do governo federal, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com diversas instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil, que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio de aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação recuperação e gestão de sistemas de dessalinização.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.