• .
  • .

Notícias

12/09/2019 17:20

Governo da Bahia lança atividades de Pré-Festival Literário Nacional em escola de Cajazeiras

O Festival trará a temática ambiental com ações da Secretaria do Meio Ambiente e Inema


O bairro de Cajazeiras vai sediar, de 12 a 15 de novembro, a primeira edição do Festival Literário Nacional (Flin), promovido pelo Governo do Estado da Bahia. Com o objetivo de mobilizar estudantes e moradores do bairro para o festival, tem início, neste sábado (dia 14), uma série de atividades que segue até novembro. Nomeado de Pré-Flin, o projeto que reúne uma ampla programação cultural nas escolas do bairro, será aberto oficialmente, às 8h30, no Colégio Estadual Edvaldo Brandão, em Cajazeiras IV, com a presença dos secretários estaduais da Cultura, Arany Santana, e da Educação, Jerônimo Rodrigues.

Na ocasião, será feita uma apresentação do pré-festival e das atividades programadas para os próximos 90 dias com os jovens, que são o foco do evento. Também estará presente o diretor geral da Fundação Pedro Calmon (FPC), Zulu Araújo, responsável pela coordenação do festival.

"O lançamento do Festival Literário Nacional – Diversas Leituras e Novos Caminhos é um diferencial importantíssimo para que a gente apresente a distinção entre este festival e as demais festas literárias existentes" explica Zulu Araújo sobre a essência da realização do Pré-Flin. Ele ainda acrescenta que a “a mobilização da comunidade, da juventude, dos estudantes da área para participação neste festival atende a demanda apresentada pela comunidade e pelo próprio segmento, a partir de experiências em outros eventos literários”, conclui.
Além de marcar a abertura das atividades da Pré-Flin, o encontro segue com intervenção de dança, bate-papo com os estudantes, aulão para o Enem, além de sorteio de livros.

Pré-Flin - Nos próximos meses, a Pré-Flin promove diversas atividades junto à comunidade local. Em setembro, terão reuniões com empreendedores de Cajazeiras para formações sobre Empreendedorismo e Cooperativismo; bate-papo e atividades educativas através do Transformaê, com crianças e adolescentes das escolas estaduais da região; oficina de Poema-Cartaz e Campanha Leia e Passe Adiante, com distribuição de livros nas escolas. Além do aulão pré-ENEM sobre a História da Bahia na história do Brasil nos próximos três meses com jovens vestibulandos.

Cajazeiras, Árvore da Cidadania - A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) estarão presentes no festival com o projeto "Cajazeiras, Árvore da Cidadania". Serão três meses de atividades nas áreas de educação ambiental, resíduos sólidos, e preservação dos recursos naturais.

Entre as ações, serão realizadas Rodas de Diálogos sobre o mapeamento de Experiências Socioambientais, entrega de materiais pedagógicos nas escolas, oficinas de formação (Programa Formar) complementar e continuada em gestão ambiental; além do resgate histórico e atualização da Agenda 21 de Cajazeiras. Durante o Festival, os órgãos ambientais estarão presentes com a realização de oficinas de reciclagem, distribuição de mudas nativas e exóticas, apresentação do Mapeamento e Caracterização das Nascentes de Cajazeiras, com entrega de material educativo.

Para saber mais sobre a pauta ambiental no FLIN, acompanhe as redes sociais da Sema e do Inema, e acesse https://www.instagram.com/flinoficial/

FLIN - O Festival Nacional Literário (Flin): Diversas Leituras & Novos Caminhos é um projeto do Governo do Estado da Bahia, executado através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e coordenado pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA). O Flin conta com a parceria das secretarias de Administração (Saeb); de Comunicação (Secom); de Educação (SEC); de Meio Ambiente (Sema); de Saúde (Sesab); de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); de Políticas para as Mulheres (SPM); de Promoção da Igualdade Social (Sepromi); de Tecnologia e Ciência (Secti) e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), além da Bahiatursa e da Fundação Cultural (Funceb).

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.