• .
  • .

Notícias

11/09/2019 19:20

Produtores de Mutuípe são beneficiados com 1633 cadastros rurais e 10 mil mudas

O Governo do Estado realizou, nesta quarta-feira (11), um conjunto de entregas que irá reforçar e fomentar o desenvolvimento rural no município de Mutuípe, no Território Vale do Jiquiriçá. Por meio das secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e do Meio Ambiente (Sema), agricultores familiares receberam 10 mil mudas frutíferas e essências florestais e 1633 certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CAR/Cefir). A solenidade de entregas aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Sintraf).

A distribuição das mudas é uma ação da SDR, por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF) e da Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER), que tem por objetivo promover a implantação de pomares e recomposição de áreas de preservação permanente e de reserva legal.

De acordo com o titular da SDR, Josias Gomes, as mudas produzidas pelo Instituto Biofábrica levam mais qualidade para a produção: “Esse é um dos caminhos que nós temos que seguir sempre e aprofundar cada vez mais. Sem dúvidas, a entrega das mudas vai melhorar a produção e a produtividade, além de valorizar as propriedades rurais, que passam a ter mudas de qualidade da Biofábrica e, portanto, têm oportunidade de qualificar o plantio dos quintais produtivos, produzindo mais e melhor”.

Gildásio Alves, presidente do Sintraf Mutuípe, ressaltou que o recebimento das mudas e do CAR/Cefir incentivam os agricultores familiares a permanecerem no campo, com segurança e qualidade no plantio: “Quando o agricultor planta a goiaba, o cupuaçu, o açaí, o abacaxi, a graviola e outras essências frutíferas vai ter um conjunto de plantas e daí vai ter uma produção diversificada, que vai além do cacau e da banana, carro-chefe daqui do município, que tem mais de quatro mil propriedades rurais”.

De acordo com Maria Madalena dos Santos, agricultora familiar da Associação de Mulheres da comunidade Duas Narras do Fojo, o recebimento dessas mudas é muito importante: “A gente planta, colhe, e as frutas se transformam em polpa, a gente vende na feira e vai levando. Com minhas vendas na feira eu tiro R$300 por semana”

O secretário do Meio Ambiente, João Carlos de Oliveira, enfatizou que são os agricultores familiares que tocam a economia de Mutuipe: “Nosso trabalho é espelhado na luta e respeito à raiz das pessoas que vivem no campo. A entrega do CAR/Cefir é muito importante para o produtor acessar crédito e a Bahia é pioneira nesta ação, estamos chegando a uma distribuição de 400 mil documentos”.

Agroindústria

Além das entregas, a agenda de atividades em Mutuípe contou com uma visita técnica a uma agroindústria que está em fase final de estruturação e pertence à Associação de Mulheres do Bairro da Cajazeira Sementes do Amanhã. No local, foi possível conhecer a agroindústria que produz doces, pães e derivados da mandioca.

“Nós contamos com um grupo de 40 mulheres e com o apoio do Governo do Estado, estamos nos estruturando e buscamos produzir e vender mais”, afirmou Maria Domingas Costa, presidente da associação, que recebeu investimentos do Projeto de Apoio a Empreendimentos Econômicos Solidários da Agricultura Familiar, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR.

Fonte: Ascom SDR
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.