• Cefir nos municípios
  • .
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário

Notícias

10/09/2019 17:10

Questões ambientais são debatidas na região do Vale do Jiquiriçá

Um acordo de cooperação técnica será firmado entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o IF Baiano Campus Santa Inês, o Instituto Água Viva e alguns municípios do Vale do Jiquiriçá, com o objetivo de ampliar as ações do Programa Água Doce (PAD) na região. O PAD é uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização de águas salobras e salinas. O secretário do Meio Ambiente, João Carlos de Oliveira, esteve na região nesta segunda (9) e terça-feira (10).

“Esse acordo não vai se restringir apenas à dessalinização e acesso à água de qualidade, vamos trabalhar além, como por exemplo, na elaboração do Plano de Revitalização das Bacias Hidrográficas e saneamento básico. Contamos com a expertise do Instituto Federal e a parceria do Água Viva para apontarmos soluções conjuntas para o semiárido baiano”, destacou o secretário.

No município de Santa Inês, as equipes da Sema, IF Baiano, Prefeitura e Água Viva estiveram nos assentamentos de Hermes de Caires e Itatiaia para verificar de perto as condições favoráveis e técnicas para implantação de sistemas de dessalinização com equipamentos de osmose reversa, ou com outra tecnologia, para além de tratar a água salobra, retirar o alto teor de ferro. Após a visita, houve uma reunião entre o secretário João Carlos, o diretor-geral do IF Baiano, Abdon Nogueira e os técnicos.

Na cidade de Jiquiriçá, foram percorridas as localidades do Baixão do Ouro e Baixa Alegre, banhadas pelo rio Bom Jesus, que vem nos últimos anos sofrendo com impactos na qualidade da água. A Sema liderou uma reunião com os pequenos agricultores e a Prefeitura de Jiquiriçá para buscarem juntos uma resolução para a questão.

Outro local visitado foi a Cachoeira dos Prazeres, onde foi solicitado o apoio da Sema para a implantação de um viveiro de mudas, que vai recuperar a mata ciliar à margem do rio Boqueirão, resolvendo as demandas ambientais da área para que o local volte a ser um dos principais pontos turísticos do Vale do Jiquiriçá.
A programação na região continua nesta quarta-feira (11), com a entrega de 1633 certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CAR/Cefir) aos produtores rurais de Mutuípe.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.