• .
  • .

Notícias

06/09/2019 16:20

Sema discute desenvolvimento rural ecologicamente sustentável em Cruz das Almas

O secretário do Meio Ambiente entregou 188 certificados rurais aos produtores do município, totalizando 1166 cadastros realizados


O secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira, cumpriu nesta sexta-feira (6) uma extensa agenda em Cruz das Almas. Pela manhã, foram entregues 188 certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CAR/Cefir) a agricultores familiares, alcançando a marca de 1166 cadastros rurais no município, um investimento de R$ 95 mil.

"O Cefir é um grande passo para o fortalecimento da gestão ambiental na Bahia. Muitos instrumentos, a exemplo da Autorização de Supressão de Vegetação (ASV) e Outorgas são solicitados e avaliados através do cadastro rural. Além disso, o cadastro é documento obrigatório na declaração do Imposto Territorial Rural (ITR)", ressalta o secretário.

Logo depois, o secretário teve uma reunião com o reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Fábio Josué; o deputado Marcelino Galo; o prefeito Orlandinho Pereira; a equipe técnica da Prefeitura de Cruz das Almas; e o corpo docente da Universidade. Eles debateram a arborização do Parque Florestal Mata de Cazuzinha, a revitalização do Rio Capivari e a possibilidade de um acordo de cooperação técnica sobre o Cefir com a UFRB. O reitor destacou algumas ações da área ambiental, já desenvolvidas na região, e se comprometeu em fortalecer e estreitar a relação da academia com o Governo, para que as políticas públicas cheguem à população. Uma nova agenda foi marcada para outubro no município.

Para fechar a programação, João Carlos participou do III Seminário de Combate ao Uso de Agrotóxicos e Política Estadual de Meio Ambiente: Limites e Possibilidades, realizado pela UFRB. O desenvolvimento rural ecologicamente sustentável deu o tom ao debate com alunos e professores. Na oportunidade, o secretário entregou os certificados da Capacitação para Formação de Multiplicadores de Técnicas em Regularização Florestal com ênfase no Cefir, realizada pela Sema e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.