• .
  • .

Notícias

08/08/2019 17:30

Lauro de Freitas é destaque em gestão ambiental

O secretário João Carlos conheceu projetos referência para agenda ambiental do município

Em junho deste ano, o município de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, foi premiado como “Destaque em gestão Ambiental”, durante o II Fórum Brasil de Gestão Ambiental, em São Paulo. Para conhecer de perto os projetos de referência do município, o secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, realizou uma visita técnica percorrendo trechos dos três rios que cortam a cidade - Joanes, Ipitanga e Sapato. A comitiva, formada por técnicos das secretarias estadual e municipal do Meio Ambiente, visitou ainda a barragem Joanes I, que abastece a RMS, e o parque Ecológico de Lauro de Freitas. A visita foi guiada pelo secretário do Meio Ambiente de Lauro de Freitas, Alexandre Marques.

Um dos projetos apresentados pela gestão municipal foi a revitalização do Rio Sapato, com tecnologia japonesa Microorganismos Eficazes (EM – 1), que consiste na introdução de bactérias benéficas, que combatem as bactérias nocivas presentes na água por conta do lançamento irregular de resíduos sólidos. Os efluentes que são lançados no rio param de oxidar e passam a seguir a fermentação estimulada pelo produto que está sendo aplicado, entrando em processo de revitalização.

“Durante um ano desenvolvemos este projeto no Rio Sapato com resultados bastante significativos. Conseguimos recuperar a presença de alevinos, aves e outros seres vivos nos locais onde foi aplicada a tecnologia, fortes indicativos do processo de regeneração da água. Podemos notar ainda a formação do espelho d'água e a redução do mau odor causado pelos esgotos despejados in natura no rio”, explicou o secretário municipal, Alexandre Marques. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Embasa, que realizou a coleta da amostra da água em vários pontos do rio.

“Este importante e inovador trabalho de revitalização do rio Sapato só funcionará de forma efetiva com a conscientização ambiental do correto descarte do lixo e implantação dos sistemas de esgoto pelos empreendimentos locais”, avaliou o secretário João Carlos.

A agenda em Lauro terminou com uma visita ao Parque Ecológico de Lauro de Freitas, um equipamento público, 100% gratuito, com uma área de 70 mil metros quadrados, que oferece um riquíssimo contato com a natureza, com viveiros de plantas, trilha ecológica, horta orgânica, parque infantil, orquidário, borboletário. “Este é um espaço para toda família, e importante meio de educação ambiental para nossas crianças e jovens. Um exemplo de gestão integrada de meio ambiente e desenvolvimento urbano. Agradeço o convite e parabenizo toda equipe de Lauro pelo trabalho”, afirmou o secretário João Carlos.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.