• .
  • .

Notícias

04/07/2019 09:30

Sema e Consórcio do Baixo Sul articulam parcerias na área ambiental

O prefeito do município de Igrapiúna e presidente do Consórcio do Baixo Sul (Ciapra), Leandro Ramos, se reuniu nesta quarta-feira (3), na Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), com o titular da pasta, João Carlos Oliveira, e a diretora geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles. O encontro teve como objetivo debater estratégias de aprimoramento da gestão ambiental dos 13 municípios que integram o Consórcio e de ampliação do Cadastro Ambiental Rural (CAR/Cefir).

Na ocasião, o secretário João Carlos confirmou a assinatura, ainda no mês de julho, de um acordo de cooperação técnica com a Ciapra, dando suporte aos conselhos municipais em relação ao licenciamento, fiscalização, bem como em ações de educação ambiental na região. Ele destacou também os esforços realizados pelo Governo do Estado para atender as demandas dos Consórcios Públicos Intermunicipais, por meio do Programa de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC), fortalecendo assim a gestão ambiental na Bahia.

De acordo o presidente do Consórcio, a reunião foi importante ainda para apontar alguns gargalos e ajudar a dinamizar o trabalho do Consórcio. “Com o apoio técnico da Sema e Inema, vamos identificar novos arranjos para a melhor execução dos programas, garantindo um processo mais sistêmico e integrado para o fortalecimento da gestão ambiental municipal”, declarou Leandro Ramos. "Muitos municípios consorciados já aderiram a ações importantes da Sema, como o GAC e Cefir, obtendo avanços significativos desde então", completou.

A Sema coordena o Programa GAC que atende a diretriz do Governo do Estado de apoio à descentralização da gestão pública do meio ambiente. Seu principal objetivo é apoiar os municípios baianos, individualmente ou por meio de consórcios territoriais de desenvolvimento sustentável, no processo de organização e ampliação da capacidade dos municípios para a gestão ambiental, tendo em vista a estruturação e efetivação do Sistema de Meio Ambiente (Sisema).

.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.