• .
  • .

Notícias

14/06/2019 17:10

Agricultores de Serra do Ramalho e Bom Jesus da Lapa recebem 2500 cadastros rurais

Neste final de semana, o secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira estará no Território Velho Chico para entregar aos agricultores das cidades de Serra do Ramalho e Bom Jesus da Lapa um total de 2.500 certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CAR/Cefir), com um investimento de mais de R$ 148 mil. O documento é o primeiro passo para a regularização ambiental das propriedades rurais.

A entrega no sábado (15) será no município de Serra do Ramalho, às 22h, no Parque de Exposições Joaquim Machado. No domingo, o ato será às 8h30, no Curral das Vargens, em Bom Jesus da Lapa. Na Bahia, incluindo todas as iniciativas no Estado, inclusive os cadastros espontâneos, já têm no Sistema SEIA CEFIR mais de 637 mil imóveis cadastrados.

Cadastro - O Cefir é o instrumento correspondente, no âmbito estadual, ao Cadastro Ambiental Rural - CAR, instituído nacionalmente como pilar da política de regularização ambiental no Brasil. O registro é obrigatório para todos os imóveis rurais, a fim de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. A partir de dezembro de 2018 a lei passou a condicionar a inscrição no CAR para a concessão de crédito agrícola pelas instituições financeira.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.