• Cefir nos municípios
  • .

Notícias

14/06/2019 17:10

Governo entrega mais 548 cadastros estaduais florestais em Ipecaetá

As fazendas Boa Vista e Canastrinha, dos pequenos produtores rurais Getúlio Justino Santos e Maria de Lourdes, no município de Ipecaetá, centro norte baiano, estão ambientalmente regularizadas com o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR). Representando os 548 pequenos produtores rurais de Ipecaetá contemplados com o CEFIR, os agricultores receberam seus certificados das mãos do secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, e da prefeita Suéder Silva. O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (14), no Centro de Cultura de Ipecaetá, e reuniu dezenas de agricultores.

“Aqui a gente planta de tudo, feijão, abóbora, milho, tomate, batata. Estou muito feliz em saber que se eu quiser investir na minha produção, posso ir ao banco falar com o gerente, com toda minha documentação em dia, e minha fazendinha regularizada”, comentou Maria de Lourdes.

Com o cadastro ambiental, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) passam a integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, com o objetivo de compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

“Além de garantir ao pequeno produtor rural acesso ao crédito agrícola, o CEFIR permite aos órgãos ambientais uma gestão ambiental mais eficiente. É um compromisso que os produtores rurais assumem com o meio ambiente, importante não só para esta, mas para as futuras gerações”, afirmou o secretário João Carlos.

Ele anunciou ainda parcerias para uma gestão ambiental compartilhada com o município “Estamos conversando com a prefeita para buscarmos soluções conjuntas para crise hídrica na zona rural de Ipecaetá. Sabemos que há poços com grande vazão de água nos distritos, mas com índice de salinidade muito elevado. Nossa proposta é ampliar o programa Água Doce, que transforma água salobra de poço em água doce da mais alta qualidade para consumo humano. Vamos trazer os técnicos da Sema para ver a viabilidade de implantação de um dessalinizador para essa comunidade. Além de estabelecermos parceria para implantação de projetos de Educação Ambiental nas escolas, e reflorestamento para preservação das nascentes”, destacou o secretário.

A prefeita Sueder ressaltou a importância do CEFIR para o fortalecimento da agricultura familiar na região e aproveitou a oportunidade para agradecer ao Governo do Estado pela recuperação da BA-120, que liga os municípios de Santo Estevão e Ipecaetá. “Esses 13 quilômetros de estrada representam muito para Ipecaetá. Representa mais saúde, educação, desenvolvimento para o nosso município. Foi um investimento de 4,27 milhões que beneficia mais de 80 mil habitantes da região. Agora nossa população tem um acesso de boa qualidade, com segurança e conforto”, afirmou a prefeita. A obra foi anunciada pelo governador Rui Costa em abril do ano passado, quando ele foi ao município assinar a ordem de serviço da estrada e realizar a entrega de 507 CEFIR.

Ao todo, já foram entregues no município 1.055 certificados, ainda estão em andamento o cadastro de 858 proprietários de imóveis rurais com até quatro módulos fiscais. A meta total para Ipecaetá é de 1.913 cadastros. Com recursos do BNDES, e contrapartida de 15% do Governo da Bahia, ao todo já foram investidos mais de 37 milhões para o cadastramento de propriedades rurais com até quatro módulos fiscais em todo território baiano. Com esse investimento, já foram certificados mais de 360 mil pequenos produtores rurais.

Na Bahia, incluindo todas as iniciativas no Estado, inclusive os cadastros espontâneos, já têm declarados no Sistema SEIA CEFIR mais de 637 mil imóveis cadastrados.

Também participaram do evento a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Tânia Carvalho, o vice-prefeito, Ademir Cerqueira, o chefe de gabinete, Estevão Rocha, o diretor de Meio Ambiente, Hênio Vinícius, o secretário Executivo do Portal do Sertão, Noel Barbosa, e a secretária de Educação, Victória Caroline.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.