• Cefir nos municípios
  • .

Notícias

16/05/2019 18:00

Secretário participa de Seminário sobre Segurança de Barragens em Brasília

O secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, participou nesta quarta-feira (15), em Brasília, do Seminário Segurança de Barragens da Bacia do Rio São Francisco, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, em parceria com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. No evento, foram apresentados o levantamento dos potenciais danos e riscos de barragens de rejeitos na calha do São Francisco, e a Política Nacional de Segurança de Barragens.

O presidente da Comissão e autor do requerimento, deputado Rodrigo Agostinho, realizou a abertura do evento, ao lado do presidente do Comitê da Bacia do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda. A apresentação dos resultados dos potenciais danos e riscos de barragens de rejeitos na calha do Rio São Francisco foi realizada por uma consultoria contratada pelo comitê.

O consultor André Lauriano, falou sobre casos históricos de ruptura de barragens de rejeitos; hipóteses e mecanismos de ruptura, análise de riscos e estudo de ruptura hipotética (dam break), e apresentou uma linha do tempo de ocorrência de acidentes e incidentes de barragens de rejeito desde o início do século XX até atualmente. Entre os anos 1910 e 1950, houve o registro de 25 episódios. Na década de 60, foram 48; 56 nos anos 1970; e 50 nos anos 1980. Na década de 1990, foram 19 ocorrências. Nos anos 2000 – 20 casos.

O secretário João Carlos participou ainda de uma mesa redonda sobre a política Nacional de Segurança de Barragens e a Bacia do Rio São Francisco, que teve como objetivo apresentar o funcionamento do sistema de segurança com a participação da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Com informações da Assessoria de Comunicação CBHSF
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.