• .
  • .

Notícias

12/03/2019 18:07

CEERI apresenta à Sema sistema de prospecção de parcerias internacionais

Representantes do Centro de Estudos e Estratégias em Relações Internacionais (CEERI) apresentaram, nesta terça-feira (12), ao secretário do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Silva, um sistema de prospecção de parcerias internacionais. A organização não governamental especializada em paradiplomacia tem como foco a atração de investimentos, comércio exterior, cooperação internacional e marketing internacional, ferramentas colocadas à disposição da pasta para promoção de temas relevantes.

“A Sema está aberta à construção de relações institucionais que fortaleçam uma agenda ambiental propositiva e geradora de ativos”, disse o secretário João Carlos, que sinalizou alguns temas estratégicos, como sustentabilidade hídrica (a exemplo do Programa Água Doce e Plano de Manejo da Bahia de Todos os Santos), educação ambiental, energias renováveis, agroecologia (valorização de produtos com marca geográfica das regiões do estado), economia criativa relacionada ao meio ambiente e questões urbanas (hipermeabilização do solo e resíduos plásticos).

O diretor Geral da CEERI, Leonel Leal Neto, e a analista de Relações Internacional, Lara Frois, sinalizaram que os temas estratégicos podem ser alvo do interesse de organizações e organismos internacionais. “A agenda ambiental em geral é pautada por ser restritiva, mas podemos alavancar projetos com repercussão econômica, social e ambiental, gerando ativos”, disse Leonel Matos.

A conversa entre a CEERI e a Sema será retomada no mês de abril.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.