• Cefir nos municípios
  • Educação Ambiental para a Juventude do Campo

Histórico CIEA

A Ciea-Ba é um espaço público colegiado, instituído pelo poder público estadual, destinado a constituir-se em uma instância de coordenação das atividades de Educação Ambiental no âmbito do Estado. A comissão foi instituída em 2004 pelo Decreto 9.083/2004, com o objetivo de propor diretrizes da Política e do Programa Estadual de Educação Ambiental. Desde então, vem desenvolvendo processos importantes como a elaboração da Política Estadual de Educação Ambiental e do Programa Estadual de Educação Ambiental.

A Ciea-Ba é composta por 34 representantes de ONGs, movimentos sociais e do Poder Público municipal dos domínios da natureza (Biomas): Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, das regiões da Chapada Diamantina e Metropolitana de Salvador; e de representações dos segmentos governamental, de instituições de ensino, da sociedade civil e do setor privado. Além dos membros oficiais, a Comissão articula-se com diversos atores, contando com a participação de convidados colaboradores e observadores.
Após a elaboração e publicação da Política e do Programa Estadual de Educação Ambiental, a Ciea-Ba trabalhou intensamente na construção de minuta do Decreto que regulamenta a Política Estadual. Atualmente a Ciea-Ba vem desenvolvendo atividades com foco na construção de orientações e/ou normativas para gestar a Educação Ambiental no âmbito formal, não formal e na Gestão das Políticas Publicas. Essas iniciativas, capitaneadas pela CIEA, possibilitam criar marcos regulatórios fundamentais para que o Estado aprimore sua capacidade de desenvolver a Política Pública de Educação Ambiental.

A Ciea é presidida por um Colegiado de Coordenação formado pela Secretaria de Meio Ambiente – SEMA, Secretaria de Educação – SEC e uma representação da Sociedade Civil Organizada. Tem como Secretaria Executiva a Secex – Secretaria Executiva dos Colegiados Ambientais.


Recomendar esta página via e-mail: