• .

Projeto Educação Ambiental na Agricultura Familiar

A Secretaria de Meio Ambiente - SEMA executou o “Projeto Educação Ambiental na Agricultura Familiar: fortalecendo e potencializando a ação da juventude do campo baiano”, objeto do Convênio MMA/FNMA nº 008/2014 com o Fundo Nacional de Meio Ambiente, e foi desenvolvido em 03 Escolas Famílias Agrícolas: Escola Família Agrícola de Jaboticaba – no município de Quixabeira; Escola Família Agrícola do Litoral Norte – no município de Rio Real; e Escola Família Agrícola da Região de Alagoinhas – no município de Alagoinhas.

O projeto contemplou 150 jovens, provenientes de 38 municípios com predominância de economia agrícola, de baixa renda e que possuem pequenas unidades produtivas. Teve como objetivo formar agentes populares em educação ambiental, para atuarem como multiplicadores em suas comunidades, replicando conhecimentos que possibilitarão à comunidade refletir criticamente o ambiente, produzindo intervenções e enfrentamentos para as questões ambientais de cada local.

O projeto possibilitou a:

  • elaboração e entrega de mochilas com materiais educativos/cadernos de Formação e títulos de referência em Educação Ambiental;
  • aquisição e distribuição de materiais de consumo e de materiais permanentes;
  • formação em educação ambiental nas temáticas: CEFIR; Elaboração de Projetos; Agroecologia e Educomunicação, totalizando 160 horas;
  • elaboração de 10 projetos socioambientais e 10 campanhas educativas;
  • entrega de equipamentos de proteção individual (EPI) e impressão de materiais para divulgação das campanhas educativas.

Como produto dessa formação, foram elaborados projetos com o intuito de desenvolver soluções alternativas para problemas socioambientais nas comunidades. Os projetos estão associados à implementação de tecnologias sociais como Restauração e Construção de Cisternas de Água de Chuva, biodigestor, Instalação de bacias de evapotranspiração, hortas agroecológicas, Reaproveitamento de águas cinzas, projetos de recaatingamento e sistemas agroflorestais. 

A partir das experiências obtidas, o projeto será instituído como modelo para ser replicado nas demais Escolas Famílias Agrícolas do Estado, efetivando o compromisso do Estado, estabelecido pelo Decreto nº 14.110/2012, que institui o Programa Estadual de Apoio Técnico-Financeiro às Escolas Família Agrícola e Escolas Familiares Rurais do Estado da Bahia. 

Alagoinhas     Rio Real Quixabeira



Recomendar esta página via e-mail: