• .
  • .

Programas e Projetos DIPPA

Programa Estadual de Combate a Desertificação – PAE

É um programa que visa prevenir e combater o processo de desertificação, assim como mitigar os efeitos da seca nas áreas susceptíveis a desertificação da Bahia, articulando os diversos segmentos sociais para a convergência de políticas públicas na perspectiva da sustentabilidade social, cultural, econômica e ambiental.


Programa Água Doce – PAD

Programa de acesso à água de boa qualidade para consumo humano, a partir do aproveitamento de águas subterrâneas salobras e salinas, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização sustentáveis, para atender as populações de baixa renda residentes em localidades difusas do semiárido baiano.


Sistema Produtivo Integrado do PAD


O sistema de produção utiliza os efluentes da dessalinização (concentrado) para criação de tilápia, que enriquecido de matéria orgânica é aproveitado para irrigação da erva-sal (Atriplex) que, por sua vez, é utilizado na produção de feno para a engorda de caprinos e ovinos. Contribuindo para a sustentabilidade ambiental e a geração de renda para as comunidades beneficiadas.


Programa Estadual de Gerenciamento Costeiro- GERCO


É um programa que visa ampliar a capacidade gerencial do Estado e dos Municípios para a gestão costeira, através de capacitações e articulações. Para operacionalização desse objetivo, vem sendo desenvolvido uma estratégia de sistematização das informações de forma integrada com os diversos setores estaduais e federais, os municípios, as universidades, a sociedade civil organizada de maneira a preservar os ecossistemas costeiros, evitar a degradação dos recursos naturais, - compatibilizar as atividades socioeconômicas e turísticas e a expansão urbana, acesso e uso das praias a toda população permanente e visitante.



O Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima, suas ações buscam o ordenamento dos espaços litorâneos sob domínio da União, aproximando as políticas ambiental e patrimonial, com ampla articulação entre as três esferas de governo e a sociedade.

Recomendar esta página via e-mail: