• Edital Sema e Sec

11/02/2024 14:50

EcoFolia Solidária: projeto já acumula mais de 73 toneladas de materiais recicláveis coletados durante as festas de carnaval

Nas ruas desde o lançamento do carnaval da Bahia, o projeto EcoFolia Solidária chega ao seu terceiro dia registrando um total de 73.107 kg de resíduos sólidos coletados pelos catadores e catadoras de materiais recicláveis, incluindo plásticos e latinhas de alumínio recolhidos entre a madrugada de sábado (10) e domingo (11) nos circuitos espalhados pela cidade.

O secretário do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Sodré Martins, explica que a coleta de dados acontece de forma integrada, com o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (Setre). “As 10 Centrais de Apoio fazem diariamente o balanço de tudo o que foi coletado, mais especificamente entre as 07h da noite e 07h da manhã, e logo depois encaminham as informações para, juntamente com a Setre, calcularmos o valor final da coleta referente aquele dia. É um trabalho meticuloso que requer muita dedicação e, para nossa alegria, é o que estamos vendo na equipe, um esforço muito grande para fazer tudo dar certo para todos os envolvidos”, explica o titular da pasta ambiental.

Além da coleta eficiente de materiais recicláveis que vem sendo coordenada pelas cooperativas de reciclagem locais apoiadas pelo projeto EcoFolia Solidária, equipes diárias de apoio e fiscalização da Sema e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) trabalham incansavelmente nos Ecopontos distribuídos pelos circuitos do Carnaval, garantindo que os catadores tenham todo o suporte necessário para desempenhar seu trabalho com segurança e eficiência. O trabalho inclui a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) aos catadores cadastrados nos Centros de Apoio, como luvas, máscaras, camisas e botas.

A diretora-geral do Inema, Maria Amélia Lins, explica a relevância do projeto para a economia circular da cidade e ressalta a importância do apoio e fiscalização Integrada nos Ecocentros. “Mais do que simplesmente limpar as ruas após as festividades, o EcoFolia Solidária ressignifica o uso dos materiais recicláveis, transformando o que poderia ser considerado lixo em recursos valiosos para novas produções. E nada mais justo do que dar o atendimento de qualidade, de respeito e solidariedade àqueles que exercem o ofício de catadores, assegurando a eles melhores condições de trabalho e atendimento humanizado”, afirma a gestora do Instituto.

Ao final dos sete dias de carnaval, o ‘Eco Indicadores’, tecnologia socioambiental desenvolvida pela ONG CAMA, apresentará o quanto o projeto Eco folia Solidária contribuiu para mitigação de emissão de CO², possibilitando dimensionar a "economia" de recursos naturais e minerais quando há destinação adequada dos resíduos sólidos e como esta ação se relaciona diretamente com a mitigação dos impactos das mudanças climáticas.

EcoFolia Solidária

O sucesso das atividades do EcoFolia Solidária é resultado da parceria entre o Governo da Bahia e diversas entidades governamentais e cooperativas locais. A iniciativa é coordenada pela Setre em parceria com a Sema, Desenvolvimento Rural (SDR) por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e de Políticas para as Mulheres (SPM) e o Inema.