• .
  • .
  • Edital Sema e Sec

Notícias

10/02/2024 17:21

Maior festa popular do planeta gera oportunidade de renda e valorização dos catadores de recicláveis

Celebração da diversidade cultural, dos encantos e ritmos dos afoxés e históricos blocos afros, o Carnaval da Bahia também é palco da festa da sustentabilidade e ações socioambientais realizadas pelo projeto EcoFolia Solidária. Entre um trio e outro é possível presenciar o importante trabalho realizado pelos 2.500 catadores e catadoras de materiais recicláveis apoiados pelo Governo do Estado que, em dois dias de festa, já tiraram das ruas cerca de 37 mil kg de latinhas e plásticos.

Nas primeiras horas deste sábado, o movimento já estava intenso nas Centrais de Apoio do EcoFolia Solidária, é neste período que os catadores levam os materiais coletados na noite anterior. Em visita aos pontos localizados no circuito Dodô (Barra-Ondina), a diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Maria Amélia Lins, acompanhou as atividades dos catadores e os serviços prestados pelas cooperativas.

“Hoje pude presenciar o sucesso que é este projeto EcoFolia Solidária, resultado da união entre vários órgãos de Estado, as cooperativas, os catadores, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida destes profissionais e impulsionar a reciclagem com a gestão sustentável de resíduos sólidos. É uma categoria muito importante para o equilíbrio ambiental da cidade e que exerce um difícil e cansativo trabalho durante o Carnaval. Por isso, o empenho de todas as equipes da Setre, da Sema e do Inema, que estão atuando todos os dias nas centrais, oferecendo o suporte necessário às cooperativas”, explicou a diretora do Inema. 

Com as estruturas fornecidas pelo Estado, as cooperativas estocam o material, aguardando o melhor momento para a comercialização à indústria recicladora. Cada central é equipada com computadores, balanças e prensas, oferecendo condições adequadas para receber os recicláveis e atender os catadores.

O coordenador da Cooperativa Ecológica do Paraguary (Cooperguary), Genivaldo Ribeiro, conhecido como Tico, explicou que o incentivo recebido, por meio do Governo do Estado, tem sido fundamental para a atuação das cooperativas e dos catadores. “A Cooperguary está aqui em uma composição de 12 cooperativas, representando vários trabalhadores e que só estão aqui, com essa estrutura, devido ao projeto. Esperamos fortalecer ainda mais essa parceria que tanto contribui para a valorização dos catadores”, pontuou.

 Ao todo, estão contempladas na ação 16 cooperativas de catadores de recicláveis, sendo um coletivo representado pela Cooperguary, reunindo 12 cooperativas, além da Cata Bahia, Recicla Bahia, Recicla Conquista e CRG (Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos e Reciclagem em Geral da Bahia).

 A EcoFolia Solidária é uma ação coordenada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceira com as Secretarias de Meio Ambiente (Sema), Desenvolvimento Rural (SDR) por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR),  Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e de Políticas para as Mulheres (SPM), além do Inema.

 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.