• Prêmio Bahia Sustentável
  • .
  • .
  • Edital Sema e Sec

Notícias

15/11/2023 09:37

Grupo de Trabalho Bahia Sem Fogo Discute Estratégias e Planejamento para 2024

Nesta terça-feira, o Grupo de Trabalho (GT) do Programa Bahia Sem Fogo realizou mais uma importante reunião para discutir estratégias e ações voltadas ao combate e prevenção de incêndios no estado da Bahia. O encontro contou com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Polícia Militar da Bahia, COPPA - Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental, Casa Civil, Inema e Sema.

Entre os pontos destacados na pauta, desta-se o Planejamento para o ano de 2024 e o Relatório Anual das Ações do GT. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer o Panorama Atual dos Incêndios Florestais no estado da Bahia, apresentado pelos Bombeiros, o que proporcionou uma visão mais ampla dos desafios enfrentados e dos avanços conquistados.

Durante a reunião, o meteorologista do Inema, Aldirio Almeida, apresentou detalhes sobre o Monitoramento Climático e de Focos de Calor, incluindo a Previsão do Tempo e do Risco de Queimadas realizado pelo órgão. "A análise desses dados e conjunto com as informações do corpo de bombeiros é fundamental para orientar as ações de combate aos incêndios e para prevenir danos ambientais", destacou a Diretora Geral da Sema, Daniela Teixeira.

GT Bahia Sem Fogo - O Programa Bahia Sem Fogo tem por finalidade coordenar as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios em áreas do estado, oferecendo infraestrutura e logística para as ações, quando necessário; observando-se, desde a sua criação, maior efetividade nas ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado da Bahia. 

O Grupo de Trabalho é composto pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Casa Civil, Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Militar e Polícia Civil.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.