• Prêmio Bahia Sustentável
  • .
  • .
  • Edital Sema e Sec

Notícias

14/11/2023 17:10

Em reunião técnica, Sema junto com o Inema e parceiros discutem Plano dos Cânions do Subaé

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em parceria com a Fundação Pró-Natureza (Funatura), promoveram nesta terça-feira (14) uma reunião técnica para abordar a Análise Integrada e Estratégica como parte da elaboração do Plano dos Cânions do Subaé.

Essa reunião desempenha um papel fundamental no planejamento e gestão da área, fornecendo indicadores valiosos para o zoneamento. Além dessa etapa, estão previstas oficinas participativas junto à comunidade local, a fim de definir as melhores estratégias e oportunidades para a Unidade de Conservação.

A coordenadora de Programas e Projetos da Sema, Poliana Gonçalves, ressalta a importância dessa atividade e das estratégias voltadas para a preservação da natureza. “Essa ação é importante para o planejamento e gestão, visto que já trará indicativos para o Zoneamento. Além desta etapa, ainda serão realizadas oficinas participativas junto à comunidade local para definirmos as melhores estratégias e oportunidades para a Unidade de Conservação”, reforça Poliana.

A iniciativa demonstra o compromisso das instituições envolvidas em garantir a conservação desse importante patrimônio natural, promovendo a participação ativa da comunidade na definição das medidas de preservação e no uso sustentável dos recursos naturais da região.

Monumento Natural dos Canions do Subaé - Possui área total de aproximadamente 404,15 ha. Apresenta significativos recursos naturais de imensos valores cênicos e paisagísticos, propiciando, inclusive, a prática de ecoturismo e esportes radicais. No local também se encontram os corpos hídricos e as diversas nascentes formadoras dos Rios Paraúna e Sergi, contribuintes do Rio Subaé, impondo-se a recuperação ambiental de seu entorno, em especial as Áreas de Preservação Permanente, com vistas à sua preservação.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.