• Edital Sema e Sec
  • .
  • .
  • .
  • Seminário Pacto pelo Cerrado

Notícias

15/09/2023 18:10

Sema coordena visita técnica de representantes franceses nos parques estaduais da Bahia

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) coordenou, nesta sexta-feira (15), a visita técnica de representantes do Governo Francês e de instituições parceiras nos Parques Estaduais São Bartolomeu e Pituaçu. A iniciativa faz parte das atividades do 3° Encontro Franco-Brasileiro de Turismo Sustentável, que acontece desde o dia 13. 

Fruto da parceria entre a Embaixada da França no Brasil, o Consulado Geral da França em Recife e o SENAC Bahia, o evento conta com o apoio do Governo do Estado e de parceiros de ambos os países, unidos com o objetivo de promover a cooperação para além da exploração do local, abrangendo temáticas como a inovação social, a forma de promoção das singularidades de cada região turística e o fortalecimento da valorização do turismo sustentável. 

Representando a pasta ambiental no encontro, a diretora-geral da Sema, Daniella Fernandes, ressalta a importância do encontro na Bahia com o objetivo de atrair novas perspectivas para o turismo sustentável. “Esse é o objetivo, reforçar e fortalecer as relações com a França de forma que possa construir com rotas sustentáveis e regenerativas, trazendo perspectivas inovadoras e novas estratégias para um setor em constante transformação", destaca a gestora. 

O coordenador de Gestão de Unidades de Conservação do Inema, Mateus Camilo complementa ressaltando importância histórica, cultural e paisagística dos Parques.  “O São Bartolomeu, por exemplo, além de uma Unidade de Conservação e uma Área de Preservação Ambiental [APA], e tem uma preservação de sítios culturais históricos que são muito importantes porque representam o estado da Bahia, uma grande oportunidade para trazer turistas que possam conhecer a beleza cênica e paisagística que temos na unidade”, disse ele.

Responsável por intermediar a visita com os parceiros franceses, o adido de cooperação e ação cultural da Embaixada da França no Brasil, Sébastien Dahyot explicou a perspectiva do Governo Francês com a visita técnica. "Nesses últimos dias fizemos esse Encontro Franco-Brasileiro do turismo sustentável, porém foi um encontro mais teórico de debate, grupos de trabalho com parceiros franceses e brasileiros para definir um plano de ação. Hoje começamos uma das primeiras visitas técnicas para poder analisar a cooperação brasileira no setor do turismo. Estamos com uma ideia de desenvolver projetos de cooperação universitária, de pesquisa, e na área da agricultura, através do meio ambiente e projetos mais institucionais", concluiu Sébastien.

A Assessora de Inovação e Intercâmbio do Senac Bahia, Monique Badaró, que participou representando o Senac, falou sobre a visita nos parques. "A França tem 58 parques e todos eles têm uma gestão bastante singular que funciona muito bem, e essa federação cuida desses parques, então eles têm um modelo de governança, eles estudam todas as potencialidades dos parques, como eles podem ser utilizados, como a população pode se apropriar desses parques e tornar essas áreas um ativo importante. Então esse é o objetivo, visitarmos para ver se conseguimos absorver algumas sugestões. Sabemos que a Sema tem a gestão desses parques baianos. O Brasil tem muitos parques e desenvolveu essas visitações, então é importante conhecer para ver qual é a potencialidade que talvez a gente não enxergue, ou talvez sim, mas não sabemos exatamente como valorizá-los", esclareceu Monique.

Também presente na visita técnica aos parques representando o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Flávia Bertier, explica que o ICMBio tem 335 unidades de conservação espalhadas pelo país em diferentes categorias, entre parques nacionais, reservas extrativistas e áreas de proteção ambiental, por isso a importância de participar do encontro:  “Na maioria das nossas unidades de conservação o turismo é um dos pilares e principais para que as pessoas possam se apropriar desse espaço natural que é público. Por isso que o ICMBio está presente neste evento de turismo sustentável", disse Flávia.

O assessor técnico, Pedro Tojo, que também estava representando a Sema, falou sobre a logística pensada para o Encontro Franco-Brasileiro na Bahia, a partir de diferentes perspectivas. "São visitas técnicas, grupos franceses e brasileiros foram divididos, onde estão fazendo turismo cultural, turismo religioso e outro grupo mais técnico que estão nos parques de saúde e urbanos naturais", disse Tojo.

A visita técnica reuniu profissionais, técnicos e representantes governamentais do turismo do Brasil e da França, além de instituições públicas, como o ICMBio e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.