Nesta terça-feira (30), foi realizado o lançamento do Complexo Eólico Tanque Novo. Localizado nos municípios de Tanque Novo e Caetité, no sudoeste baiano, o empreendimento da CGN Brasil Energia conta com 40 aerogeradores distribuídos entre sete parques eólicos e 180 MW de capacidade total instalada, podendo abastecer até 430 mil residências com energia limpa. Com investimento de R$ 1,15 bilhão, o empreendimento desempenha um papel fundamental no aumento da oferta de energia renovável no Brasil.
A cerimônia aconteceu em Salvador e contou com a presença do Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, que teve também a inauguração da Base Científica de Tanque Novo que atuará como uma plataforma de conscientização ambiental para as comunidades da região. O evento contou com a participação do Secretário do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Sodré Martins, e o chefe de gabinete do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Welton Costa, como representante do órgão.
De acordo com o governador, o empreendimento garante a transição energética, para que se tenha cada vez mais o uso de energias limpas e também a geração de emprego no interior do estado. “Entregamos hoje, junto com a empresa, um centro de inovação, tecnologia e ciência, para que a comunidade do município e do entorno possa visitar, conhecer e entender como funciona a produção de energia renovável. Esse investimento simboliza um conjunto de outros que as empresas chinesas têm feito na Bahia em diversas áreas”, declarou Jerônimo.
“A Bahia destaca-se como o Estado com as melhores práticas e eficiência na concessão de licenças ambientais para empreendimentos. E o Inema tem um papel importante para impulsionar o desenvolvimento da energia limpa e renovável no território baiano de maneira legal . O processo para o licenciamento adotado garante uma abordagem responsável e sustentável, considerando tanto os aspectos ambientais quanto as medidas de contrapartida social para mitigar os impactos e promover benefícios para a comunidade local”, destacou Welton Costa.
O secretário-executivo nacional de Minas e Energias, Efrain Cruz, que representou o ministro Alexandre Silveira, destacou o protagonismo da Bahia e do Nordeste na geração de energia eólica. “A Bahia, assim como o Nordeste, vem se apresentando como um grande celeiro de fontes de energia renováveis do mundo. E será de energia limpa também, tanto pela capacidade na questão dos ventos, quanto na solar”, declarou Cruz.
A Bahia mantém a liderança nacional na geração de energia eólica, com 31% de participação no mercado, por meio de 265 parques eólicos construídos no estado. As plantas de energia solar e eólica no estado são destinadas para a produção de hidrogênio, insumo para geração de combustíveis, e amônia verde, para produzir fertilizantes.
Base Científica
A programação contou ainda com o lançamento da Base de Educação Científica de Energia Eólica, que será instalada com o apoio do Cimatec, em uma área de mil metros quadrados, dentro do Complexo Eólico Tanque Novo. O equipamento tem o objetivo de capacitar estudantes de todos os níveis de ensino e integrá-los aos processos de formação para geração de energia eólica. “Em todas as nossas obras, faremos uma base científica de educação similar a essa, para ampliar a nossa presença na comunidade. Não só com o assistencialismo, mas também para uma base de educação, mostrando qual é a importância da energia eólica no dia a dia”, concluiu o diretor da CGN.
Fonte: Ascom Inema