• .
  • .
  • Edital Sema e Sec

Notícias

29/05/2023 10:10

Governo do Estado lança o maior programa de transição energética econômica e social do Brasil

Com o objetivo de inserir a Bahia na economia global da sustentabilidade, o governo do Estado lança, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), nesta quinta-feira (01), às 8h30, no auditório da Secretaria da Saúde (Sesab), o maior programa de transição energética, econômica e social do Brasil: o Bahia + Verde.

O novo programa deverá impactar milhões de baianos com seus 7 eixos e 25 projetos que promete envolver todos os setores sociais da Bahia, apresentando projetos prioritários de proteção e recuperação do patrimônio natural.

Serão adotados, por intermédio do programa, novos modelos de gestão e governança participativa, ampliando a publicidade e a participação social nos processos de decisão e no avanço das políticas públicas ambientais.

"O nosso intuito é investir numa Bahia mais sustentável, com mais segurança hídrica, participação social, energia limpa e outras inovações pensadas e adaptadas ao dia a dia dos cidadãos baianos, com foco na conservação, proteção e recuperação do nosso patrimônio natural. Trata-se de um passo importantíssimo que estamos dando rumo ao futuro", esclareceu o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins.

O titular da pasta explica ainda que "estão previstas melhorias dos processos administrativos de licenciamento ambiental e outorga pelo uso de recursos hídricos, buscando eficiência e transparência, aceleração e incubação de startups em áreas ambientais, prospecção de ideias e tecnologias sustentáveis, focadas, em especial, na destinação final ambientalmente adequada de resíduos sólidos e de efluentes sanitários".

Dessa forma, o Programa Bahia + Verde passará a ser um dos primeiros a fomentar o turismo regenerativo sustentável como alternativa de renda aliada à conservação, modernização de sistemas de informação e comunicação, acelerando a transição socioambiental, ecológica e econômica, e impulsionando a Bahia no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS para o atendimento da Agenda 2030.

"Essa nova linha de governança para o Meio Ambiente, tanto estadual quanto federal, chegou em um momento oportuno, no qual buscamos  utilizar os recursos de forma mais inovadora e ainda mais eficiente, garantindo acesso justo e de qualidade à água, ampliando e fortalecendo todas as formas de energia limpa em nosso estado, promovendo ações de mitigação à mudança do clima e nos posicionando entre os grandes players no cenário de oportunidades de atração de investimentos verdes internacionais e nacionais na cadeia da economia da sustentabilidade", completou o secretário.

O evento de lançamento do programa Bahia + Verde pode ser acompanhado ao vivo pelo YouTube da Sema clicando AQUI.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.