• Edital Sema e Sec
  • .
  • .
  • .
  • Seminário Pacto pelo Cerrado

Notícias

28/04/2023 18:10

No Dia Nacional da Caatinga, secretário participa de agenda no interior do estado

No Dia Nacional da Caatinga, comemorado nesta sexta-feira (28), o secretário do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), Eduardo Mendonça Sodré Martins, participou de uma série de atividades envolvendo o tema. Com a presença de técnicos da pasta ambiental, o gestor visitou os munícipios de Feira de Santana e Riachão do Jacuípe.

Como primeiro compromisso das atividades pelo interior do estado o secretário visitou a Unidade Regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em Feira de Santana, mais conhecida como UR Portal do Sertão, e participou de um café da manhã com os servidores e colaboradores.

Como parte das atividades no munícipio feirense, o secretário participou do ato público de celebração da Caatinga organizado pelo Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (CERBCAAT), no Colégio Modelo, divulgando práticas e conhecimentos alinhados com a Convivência com o Semiárido.

Ainda no colégio o gestor e outras autoridades presentes falaram sobre iniciativas em andamento para promoção da boa Convivência com o Semiárido e trocou experiências com alunos presentes no evento. “O meu primeiro vestibular foi para geografia, sou apaixonado pela área, mas depois eu migrei para o direito, me tornei advogado e especialista em meio ambiente. Foi por isso que aceitei o desafio do nosso governador Jerônimo para assumir a secretaria e contribuir para um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Que vocês jovens deem continuidade e que as próximas gerações consigam encontrar um meio ambiente digno sadio e que se perpetue por muitos e muitos anos”, disse Eduardo.

Em seguida titular da Sema participou de um plantio simbólico de mudas da Caatinga, enaltecendo a importância da continuidade das ações de Educação Ambiental e de fomento à restauração e conservação desse bioma tão importante para nosso estado.

Riachão de Jacuípe

Já em Riachão do Jacuípe, o secretário participou de uma visita técnica ao sistema de dessalinização instalado na comunidade Mandassaia II. A comunidade é emblemática no Programa Água Doce (PAD), pois foi a primeira localidade a ser beneficiada pelo sistema de dessalinização, em outubro/2015, encontrando-se, ainda, em ótimo estado de conservação e funcionamento.

Na região o secretário elogiou o empenho de todos não só da Sema, mas também da comunidade local, pois, segundo ele, mostrou empenho para que o PAD tivesse obtido sucesso no objetivo. “O que adianta dar o peixe se não ensinar a pescar. Não existe nada mais real do que estamos vendo aqui. Concordo que não adianta ter arroz e feijão se não tiver água, então água é alimento e nada mais transparente, justo e necessário, no dia da caatinga mostrar que é possível ter uma comunidade unida e focada em um objetivo comum”, afirmou Eduardo.

Com 78 famílias beneficiadas na comunidade, o PAD possibilitou, além do atendimento de água de “copo e panela”, a agregação de renda com a profissionalização das unidades de produção de polpas de frutas, doces e biscoitos produzidos na comunidade. Para além dos benefícios da água doce, a comunidade de Mandassaia II foi contemplada pelo PAD/Bahia, através de edital da Bahia Pesca, com sistema de piscicultura no tanque de concentrado (investimento de R$ 25 mil), bem como está sendo estudada a proposta de implantação de uma mini usina de envasamento.

Programa Água Doce (PAD)

O Programa Água Doce (PAD) visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano no semiárido baiano, por meio de processo de dessalinização, incorporando cuidados ambientais e sociais na gestão de sistemas. Considerando que existem centenas de comunidades no Estado que dependem de escassas fontes de água, muitas dispondo apenas de água salobra e até mesmo água de barreiros e outras fontes precárias de acesso à água de consumo, o Programa é considerado, pelas comunidades remotas do semiárido baiano, de fundamental importância para a melhoria de qualidade de vida e saúde, fornecendo água de própria para consumo direto. Os benefícios deste programa para a população da Caatinga são evidenciados, sobretudo, pelas equipes de profissionais de saúde que atuam nas comunidades contempladas. Os dados de doenças de veiculação hídrica, nos oito anos de implantação dos sistemas, já são percebidos e ressaltados, inclusive nas escolas com uma maior assiduidade das crianças e professores.

Além dos benefícios da oferta de água própria para consumo, o PAD Bahia vem estudando possibilidades de agregação de renda para comunidades beneficiadas, por meio de produção de espécies animais e vegetais adaptáveis a maiores níveis de salinidade na água, bem como a valoração do excedente da água doce produzida.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.