• .
  • .
  • Edital Sema e Sec

Notícias

13/03/2023 18:00

Sema lança cursos em educação à distância na área de gestão ambiental

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), através do Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Formar), lança três novas turmas para os cursos de Fiscalização Ambiental; Licenciamento Ambiental e Turismo Sustentável. As inscrições devem ser realizadas até o dia 29/03 através da plataforma Formar na aba Inscreva-se. Clique aqui e faça sua incrição (http://ead.meioambiente.ba.gov.br/inscricao/cursos.php).

Serão 500 vagas, todas na modalidade de educação à distância, direcionadas para agentes públicos, servidores, técnicos, gestores dos municípios, membros dos órgãos colegiados com atuação na área ambiental e que integram os sistemas Estadual e Municipais de Meio Ambiente.  
 

Cursos 

Fiscalização Ambiental: tem o objetivo de apresentar uma visão geral da formação das políticas ambientais nos diferentes níveis de governo. Após a sua conclusão, o aluno poderá atender com efetividade as demandas referentes à preservação, à mitigação dos problemas ambientais, adequação dos processos produtivos, atividades e empreendimentos em conformidade com a legislação ambiental brasileira; e exercer adequadamente a fiscalização ambiental em conformidade com a legislação vigente. 
 
Licenciamento Ambiental: o objetivo é apresentar os principais tipos de Licenciamento Ambiental e a condução dos seus respectivos processos desde o licenciamento simplificado até o mais complexo (EIA-RIMA) no Estado da Bahia. 
 
Turismo Sustentável: apresenta 16 horas com os fundamentos do Turismo Sustentável compatibilizando o desenvolvimento do turismo com: a dimensão política, social e econômica da humanidade que justifique a necessidade de se discutir sustentabilidade no turismo; conservação do meio ambiente, educação e consciência ambiental, serviços ecossistêmicos e contribuição da natureza para as pessoas; roteiros do turismo sustentável no Brasil e em especial na Bahia. Esta capacitação tem como público-alvo: guias e condutores de turismo, agenciadores, comerciantes e empresários do ramo turístico e técnicos das prefeituras. 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.