• Edital Sema e Sec
  • .
  • .
  • .
  • Seminário Pacto pelo Cerrado

Notícias

08/03/2023 15:40

Fórum Estadual Lixo e Cidadania apresenta resultados ao Projeto Eco Folia Solidária

O Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia (FLC-BA) apresentou, nesta terça-feira (7), seus resultados ao Projeto Eco Folia Solidária: O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente, em uma reunião realizada na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O projeto também contou com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O evento teve a presença do vice-governador, Geraldo Junior; da presidente das Voluntárias Sociais e primeira-dama, Tatiana Velloso e do secretário da Setre, Davidson Magalhães.

Durante o Carnaval deste ano, o Fórum coletou e comprou 45 toneladas de alumínio e 52 toneladas de plástico. Já  o número total de materiais recicláveis coletados pelo Eco Folia foi de 150 toneladas. A diretora de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Luana Pimentel, destacou que o Eco Folia Solidária, além de conscientizar os foliões sobre a importância da preservação do meio ambiente durante o carnaval, é impulsionar a economia circular e promover condições dignas de trabalho para os catadores e catadoras de materiais recicláveis. 

Com investimento de mais de R$ 1,3 milhão, o Eco Folia Solidária beneficiou 1.840 catadores avulso e os vinculados às cooperativas de reciclagem parceiras. Foram oferecidos aos catadores, fardamento adequado e equipamentos de proteção individual. E fomentou empreendimentos econômicos solidários, como da Costura Solidária Sustentável, que confeccionou mil eco mochilas, feita de lona vinílica, e a produção de 4 mil fardamentos pela Cooprede. No total, o projeto Eco Folia incrementou quase R$ 2 milhões na economia baiana.

"Por mais de uma década, as cooperativas vêm se dedicando a trabalhar em conjunto com diversas entidades, como o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública, a prefeitura e o governo estadual. O objetivo dessas parcerias é alcançar o reconhecimento merecido pelo serviço prestado, o que só será possível quando a remuneração adequada for assegurada", comentou o coordenador da Cooperativa Ecológica do Paraguary (Cooperguary), Genivaldo Ribeiro.

Genivaldo  explica que o Eco Folia Solidária estabelece pontos de comercialização dos recicláveis, chamados de Centrais de Apoio ao Catador, gerenciados pelas Redes de Cooperativas de Catadores que adquiriram o material recolhido pelos catadores e o armazenaram para posteriormente vendê-lo às empresas de reciclagem. 

A FLC-BA é constituída pelas associações e cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis de Salvador, incluindo Cooperguary, Caec, Coleta Cidadã, Cooperbrava, Cooperbari, Camapet, Coocreja, Cooperes, Canore, Crun e Canarecicla, além da organização não governamental Cama.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.