Notícias
06/02/2023 18:00
Projeto que divulga filmes voltados à educação ambiental é apresentado para Sema
O secretário do Meio Ambiente (Sema) Eduardo Sodré Martins recebeu, hoje (06/02), a vereadora de Salvador, Marta Rodrigues, e o diretor da Mostra Ecofalante, Chico Guariba. No encontro, intermediado pela edil, o produtor cultural e a sua equipe apresentaram o trabalho que é voltado ao cinema e que desenvolve projetos de cunho educacional exibindo filmes, organizando debates e formações de professores em escolas, universidades e equipamentos culturais.
Com a apresentação de uma plataforma de filmes voltados para a educação, a proposta do projeto é que sejam realizadas capacitações de como os professores possam inserir os filmes do projeto na sala de aula e de como a Sema apoiaria na multiplicação desses festivais.
O titular da pasta ambiental afirmou ver com bons olhos a iniciativa de uma articulação para divulgar a plataforma. “Já nesse primeiro contato eu pude identificar diversas de possibilidades que certamente agregarão no debate socioambiental para o nosso estado. Como já deixamos alinhado nesse início de gestão a Sema sempre vai abrir as portas para projetos que tragam para o nosso meio uma discussão saudável de temáticas para a educação ambiental e, pelo que foi exposto por Chico e pela sua equipe, a Mostra Ecofalente tem justamente essas características. Vamos dar o encaminhamento e nos esforçar o máximo para que a multiplicação desse projeto obtenha o êxito merecido.”, disse Sodré Martins.
Responsável pela intermediação entre os responsáveis pelo projeto e a Sema, a vereadora Marta Rodrigues classificou o encontro como positivo e elogiou a recepção do secretário para com a iniciativa do projeto. “Achei um encontro muito produtivo, o secretário com a sua equipe foram muitos solícitos colocando a secretaria à disposição. Em início de governo a gente tem essas possibilidades como a que foi colocada. Gostei muito da fala do secretário, muito bem engajado e lembrando que a Mostra vem da sociedade civil. Essas são as parcerias que a gente precisa construir para refletir nas diversas linguagens do áudio visual que é importante na temática da educação, da cultura e socioambiental”, avaliou Rodrigues.
Diretor da Mostra Ecofalante, Chico Guariba também se mostrou satisfeito com as tratativas iniciais visando apoio da pasta ambiental do Governo do Estado para que o projeto seja difundido na Bahia. “Estamos tendo esse contato pela primeira vez e passamos claramente a importância desse projeto de educação ambiental para a Bahia. Estamos conseguindo uma articulação que envolve meio ambiente, educação e cultura de uma maneira muito bacana. Nós vamos apresentar pela primeira vez agora em abril e maio a Mostra Ecofalante em Salvador e Região Metropolitana, mas acho que esse é um trabalho que vai deixar muito legado e uma continuidade garantida por meio de todos esses apoios”, disse Guariba.
Como encaminhamento da reunião, ficou alinhado que a secretaria levantará, por meio da Superintendência de Políticas e Planejamento Ambiental e da Diretoria de Educação Ambiental, uma série de sugestões de como a Sema poderá apoiar na divulgação do projeto, inclusive agregando as secretarias de Cultura e do Turismo.
A Ecofalante é uma ONG que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade produzimos filmes, documentários e programas de televisão de caráter cultural, educativo e socioambiental damos consultorias a projetos nessas áreas. A organização também atua na formação de professores, exibições e debates em escolas, universidades e aparelhos culturais, produzimos seminários e workshops sobre cinema, educação e sustentabilidade.