• .

Notícias

21/12/2022 13:30

Em Valença, Sema e Inema participam do lançamento do Fórum pelo Fim dos Lixões no Brasil

Representando o Governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o chefe de gabinete do Inema, Welton Rocha, participou nesta terça-feira (20), no município de Valença, do lançamento oficial do Fórum pelo Fim dos Lixões no Brasil (FFL), como um dos palestrantes do encontro. O Fórum reuniu secretários municipais de meio ambiente do Território de Identidade Baixo Sul Baiano, com o intuito de discutir a temática da preservação do meio ambiente alinhada à melhoria na qualidade de vida da população.

"Com o lançamento do FFL, a Bahia ganha mais uma instância importante para se debater o fim dos lixões, com enfoque no novo marco legal do saneamento e alternativas para disposição de resíduos sólidos. Um espaço democrático e participativo para propor políticas públicas voltadas para a gestão da cidade mais sustentável. Hoje a questão dos lixões ainda é uma problemática para municípios, por isso, é preciso que a sociedade esteja envolvida nessa discussão e na participação de soluções proposta juntamente com as prefeituras", enfatizou Welton Rocha. 

Conforme o secretário de Meio Ambiente de Valença, Marcelo Borges, o Fórum tem caráter nacional e criado com o objetivo de, além de sensibilizar a população, ter um diálogo com o governo federal e estadual, bem com os municípios da região e outros atores sociais, para discutir destinações seguras para os resíduos sólidos por meio de unidades beneficiadoras. "O fim dos lixões é um objetivo para ser resolvido coletivamente. Além da questão ambiental, é necessário abordar o tema pelo aspecto econômico e de saúde pública e turístico, pontos que interferem diretamente no bem-estar da cidade", explica.

A proposta do Fórum para o próximo ano será a realização de encontros nos municípios do Brasil. Um calendário de atividades e eventos será montado, inclusive com agendas de trabalho com a nova equipe do governo federal e do governo do estado para buscar por novas tecnologias e parceria com o setor privado para seguir a agenda  do fim dos Lixões. A reunião de lançamento do (FFL) teve como objetivo de também aperfeiçoar o entendimento sobre o tema e iniciar o andamento da política da coleta seletiva de Valença.

.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.