Notícias
07/12/2022 13:00
Sema participa do lançamento de publicação da Reaba sobre educação ambiental
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) participou, nesta terça-feira (6), do lançamento do livro “Experiências Educativas no Território Metropolitano de Salvador”. A publicação traz registros de experiências, com reflexões sobre a Educação Ambiental e sugestões para as políticas públicas locais, sendo organizado pela Rede de Educação Ambiental da Bahia (Reaba). O evento aconteceu com o apoio da Biblioteca do Meio Ambiente Milton Santos, localizada na área interna da Biblioteca Central dos Barris, em Salvador.
"Essa publicação é importante, pois foi pensada de maneira coletiva e destaca as experiências educativas que estão acontecendo na região metropolitana de Salvador e que muitas vezes passam despercebidas, por não ter um registro oficial. São experiências interessantes que estão lá na base, nas comunidades, e que são inspiração para que os gestores públicos se sensibilizem e construam nos seus municípios políticas públicas participativas e inclusivas", explicou a integrante da Reaba, Maria Cintra.
Representando a Sema, a diretora de Educação Ambiental, Mônica Castro, parabenizou a Reaba pela elaboração da publicação. "É um trabalho desenvolvido por diversos atores sociais, principalmente com o poder de fala das comunidades, e resultou numa publicação rica e que vai servir como referência na área de educação ambiental no estado. É uma satisfação que a secretaria faça parte desse momento, apoiando essa iniciativa como outros projetos da Rede", explica
A publicação é um produto das lives que ocorreram entre os meses de abril e maio de 2021, com o copilado de diversas experiências apresentadas. Essas lives fizeram parte de uma mobilização da Reaba, realizada nos territórios de identidade da Bahia, como preparação para o Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. "Vale destacar também que, num primeiro momento, os exemplares serão destinados aos prefeitos ou secretários de educação e meio ambiente do Território Metropolitano de Salvador (TMS)", finaliza Cintra.
O evento contou com a presença de secretários de educação e de meio ambiente dos 13 municípios que compõem o TMS, que são: Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz.
A Rede de Educação Ambiental da Bahia (Reaba) foi instituída oficialmente no ano de 1992, por ambientalistas e educadores ambientais baianos que participaram da Eco-92, com o objetivo inicial de divulgar o “Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global”, fruto das discussões entre ONGs do mundo todo, durante a Eco-92.