Notícias
01/12/2022 19:00
Agenda de mudanças climáticas nacional é pauta de reunião do FBMC-Bio
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) apresentou, nesta quarta-feira (30), na reunião do Fórum Baiano de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade (FBMC-Bio), informações sobre a participação do Governo da Bahia na agenda de mudanças climáticas nacional, referente aos meses de agosto e setembro. Realizado na modalidade virtual, o último encontro do ano contou com a presença dos superintendentes da Sema; de Inovação e Desenvolvimento Ambiental, Vânia Almeida, e de Políticas e Planejamento Ambiental, Tiago Porto; e do diretor de Recursos Hídricos e Monitoramento Ambiental, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Eduardo Topázio.
Entre os pontos apresentados, o assessor técnico da Sema, Luiz Araújo, destacou em sua apresentação para os membros do Fórum, a participação da secretaria na oficina de engajamento dos estados do Cerrado na estratégia nacional da Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) e na captação de pagamentos por resultados. O encontro foi realizado em Brasília, na sede do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
A REDD+ é um incentivo desenvolvido no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima para recompensar financeiramente países em desenvolvimento por seus resultados de Redução de Emissões de gases de efeito estufa provenientes do Desmatamento e da Degradação florestal, considerando o papel da conservação de estoques de carbono florestal, manejo sustentável de florestas e aumento de estoques de carbono florestal.
Sobre a participação da Bahia na agenda nacional, vale destacar, também, a presença na oficina da Câmara Técnica do Clima da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), que teve como objetivo a discussão do Roadmap da Abema, ferramenta de apoio ao planejamento e monitoramento do avanço das federações nos compromissos climáticos. “A pauta teve o intuito de entender qual era a situação de cada um dos estados, no sentido de alcançar as metas estabelecidas, e que pudesse ser divulgado na COP-27", explicou Araújo.
Outra ação compartilhada durante a reunião do FBMC-Bio, foi sobre o preenchimento do Questionário CDP, instrumento que acompanha quais são as ações que o estado da Bahia tem desenvolvido na área de mudanças climáticas, tendo como principal objetivo a divulgação dessas informações, na busca de possíveis financiadores para os projetos voltados para o enfrentamento das mudanças climáticas.