• .
  • .
  • Edital Sema e Sec

Notícias

20/04/2022 14:50

Aberta seleção para Projeto de Educação Ambiental na Chapada Diamantina-Serra da Jiboia

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por meio do Projeto Pró-Espécies, abrem seleção para contratação de consultoria especializada que será responsável pela elaboração, execução e acompanhamento do Projeto de Educação Ambiental no âmbito do Plano de Ação Territorial – PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia. Os interessados devem enviar a proposta até o dia 10 de maio. Acesse aqui para mais informações. 

O PAT Chapada Diamantina-Serra da Jiboia foi reconhecido pela Portaria Inema Nº 22.000 de 17/12/2020, como estratégia de planejamento para conservação de espécies ameaçadas de extinção numa parceria entre o Inema, a Sema e o WWF Brasil, dentro da “Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas – Pró-Espécies: Todos contra a extinção”. 

A empresa selecionada irá promover ações de mobilização, sensibilização, diagnóstico territorial, formação/capacitação e educomunicação. O período estimado da consultoria será de 450 dias, de maio/2022 a agosto/2023.

O desenvolvimento de um projeto de Educação Ambiental na região tem como objetivo sensibilizar, formar e envolver a sociedade local com vistas à redução da pressão de coleta e comércio de espécies ameaçadas; à promoção do turismo sustentável e articulação de instituições; e à redução dos impactos da expansão urbana sobre as espécies alvo e ecossistemas associados. 

“A educação ambiental é um instrumento estratégico para o alcance dos objetivos do PAT. Por meio da utilização de metodologias participativas é possível promover a mobilização das comunidades da região no enfrentamento dos problemas socioambientais relacionados à conservação das espécies ameaçadas”, explicou o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema (SPA), Tiago Porto. 

O território delimitado no PAT engloba 56 municípios, perfazendo uma área de 3.918.743 hectares no estado da Bahia onde ocorrem 27 espécies alvo da flora e da fauna, criticamente em perigo de extinção. Essa área apresenta fitofisionomias de caatinga, floresta estacional e enclaves de campo rupestre e cerrado.

Dúvidas podem ser encaminhadas até o dia 27/04/2022 pelo email: proespecies@wwf.org.br. 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.