Notícias
13/04/2022 09:50
Governo do Estado lança Plano Estadual para Economia de Hidrogênio Verde
Foi lançado na tarde desta terça-feira (12) pelo Governo do Estado da Bahia, o Plano Estadual para Economia de Hidrogênio Verde na Bahia. A iniciativa intermediada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) coloca o estado na vanguarda dos investimentos que permitirão a substituição de combustíveis fósseis por energias renováveis no país.
O evento que aconteceu no Salão de Atos da Governadoria, contou com a presença do Governador Rui Costa, da secretária da Sema Márcia Telles, entre outros secretários e empresários do setor.
O hidrogênio verde é um combustível com alto potencial energético, obtido a partir de fontes renováveis, como eólica e solar, em um processo no qual não há emissão de carbono e pode ser largamente utilizado em vários setores da atividade econômica, incluindo mineração e transportes. O H₂V é considerado o combustível e o insumo químico do futuro por não ser um agente poluente.
A necessidade de redução da emissão de gás carbônico torna urgente o investimento em fontes renováveis e sustentáveis capazes de abastecer a indústria, é o que avalia a secretária da Sema Márcia Telles. “O que já sabemos é que estado da Bahia se consolida como um dos primeiros na produção de energia eólica e solar atendendo a todos os protocolos internacionais para a geração de um futuro sustentável”.
Criado por Decreto, em dezembro de 2021, um grupo de trabalho foi formado para que a Bahia tenha uma política de investimentos ligados ao Hidrogênio Verde. Além da Sema, participam as pastas de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Fazenda (Sefaz), de Infraestrutura (Seinfra), da Casa Civil e o Senai-Cimatec. Um protocolo de intenções foi assinado pelo Governo com a Unigel Agro para implantação de uma unidade industrial de produção de H2V e Amônia Verde no Polo Industrial de Camaçari.