• .
  • .
  • Edital Sema e Sec

Notícias

30/03/2022 09:20

Funbio apresenta a Sema proposta de cooperação técnica para restauração de corais

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), juntamente com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), participou, na tarde da última segunda-feira (28), de uma reunião virtual com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), objetivando alinhamento de cooperação técnica para a restauração de corais.

Por meio de captação de recursos não reembolsáveis, a Funbio vem buscando parcerias para a execução do trabalho. Como ponto de partida, a equipe que coordena o projeto iniciou as conversas com algumas regiões consideradas importantes para o tema e, entre elas, está a Bahia, que abriga o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Uma seleção provisória definiu que, além do parque baiano, também será inserido no contexto o Arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco.

A secretária do Meio Ambiente, Márcia Telles, agradeceu pela oportunidade conferida ao Estado de fazer parte do projeto e salientou o impacto ambiental positivo de se realizar investimentos no assunto em questão. “É um projeto muito interessante, saímos da reunião com uma expectativa extremamente positiva, esperamos que este seja apenas o passo inicial, e que daqui saiam muitos resultados favoráveis a ambos no ponto de vista socioambiental, além de conseguir recursos para as outras áreas que tem relação com a proposta e sabemos que também são extremamente impactadas”, disse.

Na ocasião, o superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da pasta, Eduardo Topázio, comentou sobre a importância das regiões escolhidas e destacou as experiências positivas advindas do Projeto para o Estado. “Tenho certeza que a seleção para esse projeto foi feita considerando as características dessas regiões corais e a potencialidade de resiliência que essas áreas têm. Vai ser um grande aprendizado pra gente, criar a possibilidade de formar uma experiência na atividade e até mesmo replicar em outras áreas costeiras do próprio estado, que a gente pode estar realmente desenvolvendo”.

Participaram também da reunião o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Tiago Porto, a diretora de Sustentabilidade e Conservação do Inema, Jeanne Sofia, e o Coordenador de Gestão de Unidades de Conservação, também do Instituto, Matheus Camilo. Representando o Funbio, participou Manoel Serrão, superintendente de programas.

Após as conversas iniciais, o próximo passo será encaminhar um projeto para ser analisado pela secretária.

Funbio – O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade é um mecanismo financeiro nacional privado, sem fins lucrativos, que trabalha em parceria com os setores governamental e privado e a sociedade civil para que recursos estratégicos e financeiros sejam destinados a iniciativas efetivas de conservação da biodiversidade. Entre as principais atividades realizadas estão à gestão financeira de projetos, o desenho de mecanismos financeiros e estudos de novas fontes de recursos para a conservação, além de compras e contratações de bens e serviços.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.