24/11/2021 17:20

Sema e Inema tomam posse no Conselho para Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais

Nesta quarta-feira (24), durante a IV Semana da Igualdade Racial Mestre Moa do Katendê, aconteceu a posse dos Conselheiros que irão compor o Conselho para a Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais (CESPCT), durante o quadriênio 2021-2024. Representando a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), tomaram posse os servidores Pablo Rebelo e Aldo Carvalho, respectivamente.

A programação contou também um balanço de 15 anos de políticas de promoção da igualdade racial na Bahia, além de lançada a Plataforma GESPIR, voltada às gestões municipais das políticas afirmativas. As atividades foram realizadas de forma presencial, durante todo o dia, no Novotel Rio Vermelho.

Nomeada no dia 21 de setembro de 2011, a CESPCT é uma instância colegiada, de caráter deliberativo, com a finalidade de coordenar a elaboração e implementação da Política e do Plano Estadual de Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia. O grupo é formado por 18 representantes do poder público e igual número da sociedade civil, dos seguintes segmentos: indígenas, ciganos, terreiros, marisqueiras e pescadores, fundos e fechos de pasto, geraizeiros, quilombolas e extrativistas.