• .

Notícias

17/11/2021 15:00

Parceria entre a Sema e a Rede Recicla Salvador Recicla Bahia beneficia catadores de materiais recicláveis


A secretária do Meio Ambiente (Sema), Márcia Telles, assinou, nesta quarta-feira (17), um Termo de Colaboração para repasse de R$ 19.809,72 a Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Bahia – Rede Recicla Salvador Recicla Bahia. Provenientes de emenda parlamentar, o investimento será destinado ao trabalho de assessoria para solução dos problemas logísticos, comerciais e de infraestrutura da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Feira de Santana e Região (Copersa).

A secretária da Sema, e diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles,  destacou que já foram assinados, neste mês de novembro, dois Termos de Colaboração com a Rede Recicla Salvador Recicla Bahia, somando em torno de R$ 30 mil em repasses, com a perspectiva de assessoria aos cooperados nos processos de formalização e projetos socioambientais. “Quero parabenizar todos os envolvidos, a Rede Recicla, o Deputado Robinson, em especial o corpo técnico da Sema, que desde que assumi interinamente a secretaria, está empenhado em fazer com que as políticas públicas de Estado alcancem seus objetivos, chegar até a população mais necessitada.  O mundo passa por um momento de mudanças no conceito de consumo e destinação dos resíduos sólidos e estas cooperativas prestam um serviço social fundamental, tanto para a destinação sustentável destes resíduos, quanto para melhoria na qualidade de vida das famílias assistidas e de toda a sociedade, através da geração de renda e benefícios para o meio ambiente”, explicou.

O Deputado Estadual Robinson Almeida, autor da emenda, ressaltou o compromisso assumido com a Associação para a execução do projeto. "Viemos reafirmar nosso compromisso com a comunidade de Feira de Santana, trabalhamos para atender às demandas desta cooperativa que ajuda tantas famílias, seguindo um caminho de desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida dos seus cooperados. Quero agradecer a secretária Márcia Telles, que teve a sensibilidade de trazer para sua liderança este compromisso com a rede de catadores, uma parceria essencial para a efetivação dos objetivos propostos pela emenda”, explicou.


Presidente da Rede Recicla Salvador Recicla Bahia, João Paulo de Jesus, explica que o projeto destina-se a auxiliar a Copersa na melhoria da eficiência dos seus processos produtivos, através da assessoria que entenda e estude algumas situações por eles vivenciadas. “É uma cooperativa que está lidando com algumas dificuldades, principalmente em conseguir comercializar os materiais recicláveis no próprio município, o principal parceiro deles, em aquisição dos produtos, é de Itabuna, o que gera um custo logístico muito alto. Por isso a necessidade e importância deste suporte técnico no sentido de se tornarem mais conhecidos pelo poder público e pela iniciativa privada, objetivando ter um número maior de parceiros e doadores”.

A chefe de gabinete da Sema, Daniella Fernandes, ressaltou que o diálogo com os representantes da Recicla possibilitaram o encaminhamento de novas ações da Secretaria para contemplar o setor.  “Conversamos sobre as necessidades da categoria e a Sema assumiu o compromisso,  para além da emenda, de realizar novas parcerias e apoio aos trabalhos realizados pelos catadores em todo estado”.

Membro da diretoria da Rede Recicla, Catiane Santa Rosa, complementou. “Estes apoios engrandecem nosso trabalho e servem de visibilidade para que a sociedade enxergue que cada um de nós temos um papel na melhoria da qualidade de vida da população, vamos fazer com que cada incentivo seja aproveitado e transmitido para todos os associados”. 

O termo de colaboração técnica assinado com a Associação tem o objetivo de oferecer à Copersa assessoria em cinco linhas de pesquisa e ação: estudo socioeconômico com os catadores e catadoras; mobilização social e capacitação em cooperativismo; análise logística sobre o mercado de recicláveis da região; exame sobre o cenário político do município com vistas a procurar estabelecer novos parceiros e doadores para a cooperativa; assessoria para a elaboração de projetos que visam captar recursos para a compra de equipamentos como prensa e balança.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.