• .

Notícias

09/11/2021 15:00

Governo realiza oficinas prévias para o Plano de Manejo Parque de Pituaçu

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) finalizaram na segunda-feira (8), a agenda de  oficinas prévias para a elaboração do Plano de Manejo do Parque Metropolitano de Pituaçu, localizado em Salvador. Os encontros ocorreram de forma virtual nos dias 25, 27 e 29 de outubro e 8 de novembro. Participaram moradores da região do entorno do Parque, pesquisadores, membros de associações, ONG e grupos religiosos.

"Durante as oficinas foram recolhidas informações da comunidade e dos atores sociais de modo a subsidiar a caracterização da unidade na busca de um plano de manejo mais próximo da realidade, bem como discutidas possibilidades de normas para os usos do Parque, tendo como base os usos propostos pelos participantes nas Oficinas Preparatórias, ocorridas em julho deste ano", destacou a diretora de Políticas de Biodiversidade e Florestas da Sema, Poliana Gonçalves. 

Com base no roteiro metodológico do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), técnicos da Sema e do Inema conduziram as atividades participativas com as comunidades que serão finalizadas com a Oficina de Elaboração, etapa em que o plano é de fato elaborado com discussões para a construção do propósito da unidade de conservação, a significância, recursos e valores fundamentais, o zoneamento, dentre outros.  

Participação Social - O Plano de Manejo é uma ferramenta de gestão e ordenamento territorial previsto pela legislação federal e estadual obrigatória para as unidades de conservação, como o Parque Metropolitano de Pituaçu. 

.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.