20/10/2021 16:40

Sema e Inema realizam visita técnica do projeto de Revitalização do Rio Salitre

Equipes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) estão no município de Jacobina até sexta-feira (22) para uma visita técnica do Projeto Experimental de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre. O projeto faz parte do convênio com  Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e tem o objetivo de desenvolver ações hidroambientais e sociais para a região.

Participam também representantes dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Rio Salitre e São Francisco, gestores públicos municipais, além de lideranças locais e associações da região das cidades de Jacobina e Mirangaba.

De acordo com o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Tiago Porto,  no encontro estão sendo discutidas as ações do projeto que visam a revitalização da região, a exemplo da restauração da vegetação, contenção de processos erosivos, instalação de sanitários sustentáveis e implantação de uma unidade de beneficiamento para produtos da sociobiodiversidade.

"Esse primeiro reconhecimento de campo está sendo importante para ajustes nos termos de referência das contratações previstas e identificação de prioridades com base nas demandas locais", explica Porto. As ações executivas do Convênio estão previstas para iniciar no segundo semestre de 2022 e foram baseadas no Plano de Bacia aprovado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Salitre.

.