• .

Notícias

18/10/2021 18:00

Bahia participa de Encontro Nacional do Cadastro Ambiental Rural

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) estão representando o estado da Bahia no VIII Encontro Nacional do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que acontece de 18 a 22 de outubro, em Brasília, de forma híbrida. O evento é realizado anualmente e tem como objetivo monitorar e promover a cooperação técnica entre o Serviço Florestal Brasileiro e os órgãos e intuições competentes das unidades federativas, subsidiando a implantação do CAR e o avanço da agenda de regularização ambiental dos imóveis rurais do país. 

A secretária Márcia Telles, que representou Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) no evento, destacou que o CAR é um grande e complexo desafio para os estados envolvidos. Mas que todos estão dispostos a colaborar, a trocar experiências no avanço da ferramenta. "Esse encontro favorece que avancemos no entendimento de novos procedimentos, como nos níveis de escala de análises para aprimorar cada vez mais essa ferramenta que é importante para o país", destacou.

"Vamos assumir toda a potencialidade do CAR, uma base de dados extremamente robusta do nosso país. E o importante é entender que nessa dimensão é preciso de uma ferramenta com todas essas características, que nos permita identificar e qualificar a produção rural ambientalmente. O cadastro permite que o produtor insira suas informações, coloque a realidade do local e também é uma ferramenta poderosa para o poder público conhecer o seu território", finaliza  Telles.

"O CAR é o maior banco de dados ambiental do mundo, trazendo transparência necessária para contar o avanço do desmatamento ilegal. Temos grandes desafios, como a superposição dos cadastros em Unidades de Conservação e em terras indígenas e que a classificação dos dados por meio da análise dinamizada avance por todo o país", disse a representante da Cooperação Brasil-Alemanha, Francisca Troguer que participou do encontro e destacou a liderança do Serviço Florestal Brasileiro no diálogo com os estados para efetiva implementação dos instrumentos do código florestal. 

O assessor técnico do Inema, Aldo Carvalho, participa do Nacional do Cadastro Ambiental Rural durante toda semana.

Cadastro Ambiental na Bahia

Na Bahia, o CAR é chamado de Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) e atende a uma regulamentação do novo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012). É um cadastro eletrônico de natureza declaratória e obrigatório para todos os imóveis rurais. O principal objetivo é a formação de um banco de dados de informações que servirão para o controle, o monitoramento e os planejamentos ambientais e econômicos do estado. 

O cadastramento no Cefir permite a regularização ambiental do imóvel rural, incluindo o cadastro da Reserva Legal e a regularização de passivos ambientais existentes, por meio de compromissos assumidos pelo proprietário ou justo possuidor. 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.