• .

Notícias

15/10/2021 11:20

Sema debate questões ambientais associadas ao desenvolvimento da energia eólica

A secretária do Meio Ambiente (Sema) e diretora-geral do Instituto do Meio ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles, participou nesta quinta-feira (14) do Webinário Outubro Ambiental, produzido pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), que teve como objetivo promover diálogos com gestores públicos sobre as questões ambientais associadas ao desenvolvimento da energia eólica no Brasil. 

Na sua fala, Telles ressaltou que as políticas ambientais não podem ser dissociadas aos avanços. "Nosso grande desafio, como gestores públicos da área ambiental, é alinhar esse desenvolvimento com responsabilidade ambiental, que nos cabe por competência e como cidadãos", pontuou. 

A secretária explanou ainda sobre o Sistema de Regulação Ambiental aplicado ao Licenciamento de Parques Eólicos. "O estado da Bahia vem qualificando seus procedimentos e as suas normativas legais com o propósito de equilibrar as questões referentes aos licenciamentos dos parques eólicos com a sustentabilidade e toda proteção necessária para os ativos ambientais", disse.

Sobre as energias renováveis, a Bahia possui atualmente 205 parques eólicos em operação, que tem 5.260 Megawatt (MW) de capacidade instalada, e mais de 1,7 mil aerogeradores em operação, com capacidade para abastecer cerca de 18,5 milhões de residências, beneficiando cerca de 55 milhões de habitantes. 

Já na energia solar, o estado conta com 34 parques fotovoltaicos em operação, com mais de três milhões de módulos em funcionamento e capacidade instalada em mais de 1 mil MW.  Juntas, as fontes renováveis já investiram R$ 25,7 bilhões e deverão investir cerca de R$ 30 bilhões em municípios baianos nos próximos anos.

Para conferir a Webinário completo, acesse: https://bit.ly/3vhJijL
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.