01/10/2021 18:10

Campanha sobre riscos de desastres naturais e formação continuada são destaques da CIEA

Integrantes da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Bahia (CIEA) reuniram-se, nesta quinta-feira (30), por videoconferência, para a 76ª reunião ordinária. Na programação foi apresentada, aos participantes, a campanha #AprenderParaPrevenir2021, em referência ao Dia Internacional para Redução do Risco de Desastres Naturais, bem como,  foram debatidas as propostas de diagnóstico da Política de Educação Ambiental e para elaboração do curso em Educação Ambiental e Escolas Sustentáveis.

Na abertura do encontro, a diretora de Educação Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Mônica Vieira, ressaltou os avanços da Política Estadual de Educação Ambiental que são fruto, entre outros, da atuação efetiva da CIEA. “Esta é minha primeira participação em uma reunião ordinária deste colegiado, que desempenhou papel fundamental na construção das diretrizes da educação ambiental em nosso estado. Um espaço de diálogo entre os diversos setores da sociedade, reunindo representantes da gestão de Governo e da sociedade civil”.

Convidada da reunião, a representante do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden Educação), Heloisa Martins, apresentou a 6ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir2021. “Quero agradecer pelo convite, para participar deste espaço importante de diálogo e ações sobre educação ambiental, quero aqui pedi o apoio para estimular as instituições educacionais para reflexão e conseguir alcançar as comunidades escolares em todo o território, no âmbito desta campanha, que acontece anualmente, desde 2016. A proposta é incentivar a percepção da ocorrência local de desastres e ampliar a participação das pessoas na prevenção, através de uma abordagem atual, por meio das redes sociais, com o  desafio de produzir e compartilhar vídeos de até 1 min, com conteúdo educativo e criativo sobre o tema Desastres, aqui! Como prevenir?”.

Martins explicou quais os procedimentos para participação na campanha. “É necessário realizar um cadastro no nosso site, após a elaboração do conteúdo forneceremos um certificado, sendo algumas dessas iniciativas publicizadas como referências em nossas plataformas digitais e também poderão receber prêmios educativos. Finalizando, quero convidar todos os membros da CIEA para participarem do nosso evento no dia 13/10, às 10h em nosso canal no Youtube”.

Outro destaque foi a proposta para elaboração de um curso destinado à formação continuada dos profissionais que atuam na comunidade escolar. “Estamos trabalhando em uma abordagem da educação ambiental na formação integral dos estudantes, fortalecendo os princípios e conceitos da responsabilidade socioambiental e da sustentabilidade no plano curricular, de maneira interdisciplinar”, explicou o coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria de Educação (Sec), Fabio Barbosa.

CIEA – É um espaço público, instituído pelo poder público estadual, destinado a discutir e coordenar as atividades de educação ambiental na Bahia. As comissões surgiram no contexto da regulamentação da Política Nacional de Educação Ambiental, lei nº 9.795/99, num esforço para criação de espaços públicos coletivos nas Unidades Federativas. A Ciea é composta por 34 representantes da sociedade civil, poder público municipal, estadual e federal, redes de educação ambiental, movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais instituições de ensino que atuem na área de EA.