29/09/2021 18:30

Moradores de Lençóis aprovam atuação dos bombeiros no combate aos incêndios florestais

Há quatro dias, moradores e comerciantes do município de Lençóis, além de turistas, estão mais tranquilos. Isso porque o incêndio florestal que afetava a cidade foi extinto pela atuação planejada do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), com o apoio dos brigadistas voluntários. A corporação segue trabalhando na região da Chapada Diamantina para combater novos focos de incêndios.

Para o guia turístico Edilson Martins, 58 anos, a ação rápida dos bombeiros foi positiva. “São profissionais determinados e souberam combater o fogo antes que se alastrasse para outras áreas de mata nativa. Apesar do fogo não chegar à cidade, na zona rural os incêndios provocaram muita preocupação para a população e para os comerciantes que vivem do turismo”, destacou.

.

O morador de Lençóis, Alberto Teixeira Sá, de 72 anos, enfatizou que as consequências do fogo afeta diretamente o desenvolvimento econômico da cidade. “É necessária a atuação constante do Corpo de Bombeiros na região, a fiscalização dos órgãos ambientais e um trabalho de educação ambiental. “A cultura do uso do fogo faz parte da história de Lençóis, seja com a influência do garimpo ou com técnicas antigas do uso do fogo na zona rural. Hoje não podemos ter mais esse tipo de pensamento”, explicou.

O Inema publicou em junho a portaria de nº 23.465 suspendendo as solicitações e emissões de Declaração de Queima Controlada (DQC), documento necessário para o emprego do fogo, mediante queima controlada, nas atividades de campo em municípios que registraram, nos últimos 10 anos, maiores incidências de incêndios florestais na Bahia.

“Em relação ao turismo, sempre ficamos preocupados com os incêndios que presenciamos ano após ano. Mas com o trabalho integrado envolvendo os bombeiros, brigadas voluntárias, prefeituras e o Governo do Estado foi possível combatê-lo rapidamente. É preciso a consciência de todos em cuidar da natureza, pois apenas uma bituca de cigarro pode ocasionar um estrago enorme na natureza”, disse a diretora de Turismo da prefeitura de Lençóis, Aracely Dourado.

A qualquer sinal de incêndio, a população deve ligar para o 193. As denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400.