28/09/2021 16:00

Com presença de Rui, Sema e Inema participam de evento sobre o Clima

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) marcaram presença na manhã desta terça-feira (28) no Encontro Internacional de Governadores pelo Clima, organizado pelo Centro Brasil no Clima (CBC), de forma virtual, via plataforma Zoom.

Além do governador da Bahia, Rui Costa, o evento virtual contou com a presença do embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e outras autoridades e representantes de órgãos envolvidos com a sustentabilidade e a redução de carbono.

A escassez de financiamentos nacionais e internacionais para projetos sustentáveis de geração de energia eólica e solar, para a recuperação de mananciais e nascentes de rios e para a transição do combustível fóssil para a energia elétrica na implantação de veículos de transporte de massa. Esses temas foram o ponto central da participação do governador Rui Costa.

“Temos um desafio enorme que é transformar as tecnologias disponíveis, transformar as boas intenções e as boas ideias em materialidade, concretizando a geração de energia sustentável e a manutenção do clima”, afirmou Rui.

“Na Bahia, nós implantamos transportes movidos a energia elétrica, o metrô, VLT, e estamos buscando implantar ônibus elétricos na região metropolitana. E o gargalo hoje colocado é o financiamento. O ônibus elétrico é mais caro que o ônibus de combustão, a diesel, e, apesar das boas intenções e das declarações, nós não temos fontes de financiamento que compensem essa diferença de custo, porque um custo maior se replica no preço da passagem que vai ser paga por pessoas de baixa renda e isso impacta nos projeto”, acrescentou.

A secretária do Meio Ambiente e diretora geral do Inema, Márcia Telles, em sua participação, falou um pouco sobre como o Estado vem colaborando com o tema. “A Bahia traz os melhores ventos do país e isso coloca o estado no primeiro lugar em energia eólica e também já somos segundo em energia solar. Isso nos coloca na discussão dos trabalhos. A Bahia também vem desenvolvendo novas ações, nós estamos avançando e colocamos o estado à disposição. Fazemos parte também do grupo dos Estados e Governadores pelo Clima e do Consorcio do Nordeste. Temos ações relevantes de combate ao desmatamento, temos monitoramento via satélite, isso é importante e compõe as ações para auxiliar o combate à emissão desses gases de efeito estufa”, salientou Telles.