• .

Notícias

14/09/2021 14:50

Campanha “O mar não está para plástico” acontece em São Tomé de Paripe neste sábado

Para marcar o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, será realizada neste sábado (18), às 8h, em São Tomé de Paripe, a ação de coleta de lixo da campanha “O mar não está para plástico”, idealizada pela ONG Rede Viva Mar Vivo e que conta com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). 

O ponto de encontro será montado em frente ao Cerimonial Villa do Mar. No local serão montados toldos com infraestrutura para suporte aos voluntários, com água e equipamentos para a coleta (luvas, coletes e baldes). Serão seguidos todos os protocolos de saúde, limpeza, higiene e segurança para prevenção ao novo coronavírus Os participantes devem levar sua garrafa ou caneca para beber água. 

Os guardiões da praia, como são chamados os voluntários cadastrados para a campanha, participaram de uma capacitação no dia 11 de setembro. Os interessados em se voluntariar para a ação devem se inscrever, preenchendo o formulário online (https://bit.ly/omarnaoestaparaplastico) ou indo diretamente ao local.

A campanha visa sensibilizar os diversos atores que frequentam as praias, seja para lazer, prática esportiva ou atividade comercial, da sua responsabilidade individual e coletiva com o correto descarte do lixo produzido. Uma das principais preocupações é o microlixo, pois mesmo com a coleta dos resíduos sólidos efetuada pelo poder público, fragmentos de plástico e lixos difíceis de serem coletados, como bituca de cigarro, palitos de picolé e sacolas plásticas, vão direto para os oceanos, causando um imenso dano ao ecossistema marinho. 

A ação conta ainda com a parceria da Marinha do Brasil, Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB) e Mahalo. 

SERVIÇO:
O quê: Campanha “O mar não está para plástico”
Quando: 18/09, 8h - São Tomé de Paripe, Subúrbio Ferroviário 
Inscrição de voluntários: https://bit.ly/omarnaoestaparaplastico


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.