• .

Notícias

10/09/2021 15:00

Mapeamento de Experiências Socioambientais da Sema é destaque em evento da UFRB

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) participou na noite desta quinta-feira (9), da mesa redonda que marcou a abertura do V Simpósio de Intervenções Socioambientais, evento online realizado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que nesta edição teve como tema “Intervenções Socioambientais na Bahia no Contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Na ocasião, a diretora de Educação Ambiental da Sema, Mônica Vieira, apresentou as metodologias utilizadas pelo projeto Mapeamento de Experiências Socioambientais dos Territórios de Identidade e os resultados obtidos.

“Recebemos com muito entusiasmo o convite da universidade para compor a abertura deste simpósio, é um espaço que abrange diferentes atores sociais, propício para o debate e divulgação da importância do projeto de mapeamento de experiências. O estado possui muitos projetos e ações voltadas às questões socioambientais desenvolvidas em diferentes territórios de identidade e que só são conhecidos na localidade onde atuam, por isso a importância do Mapeamento, para identificar e sistematizar, em um banco de dados, as informações relacionadas a cada experiência.  A partir daí, estabelecer as ações políticas que garantam a consolidação e propagação, para os demais territórios, destas ações positivas”, ressaltou Mônica. Nas considerações finais, a diretora colocou-se à disposição para novos diálogos e parcerias com a UFRB,  bem como parabenizou os organizadores e participantes pelo debate construtivo. 

Organizado pelo Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes Socioambientais (PET Socioambientais) da Universidade, o simpósio tem programação até o dia 11 de setembro, onde público terá acesso a minicursos, rodas de discussão e apresentação de trabalhos que compartilharão experiências dentro do tema. 

O professor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas e tutor do PET Socioambientais, Alexandre Almassy, destacou a importância do mapeamento para o fortalecimento das comunidades envolvidas em ações socioambientais. “Conhecer boas experiências é motivador, mostra a superação de alguns entraves ambientais existentes, são referências para as demais comunidades se tornarem protagonistas nas ações de desenvolvimento sustentável”.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. São 17 objetivos que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

Programa de Educação Tutorial – PET 
Tem caráter interdisciplinar e foi criado em 2010 com o propósito de: Promover diálogos entre a universidade e as comunidades; Desenvolver projetos inovadores adequados à permanência de estudantes; Aprofundar a formação dos jovens universitários como pesquisadores e extensionistas; Implantar ações e projetos de assistência integral aos grupos sociais em situação mais crítica de vulnerabilidade social e ambiental: Estimular o debate crítico, reflexivo e o desenvolvimento de ações de caráter socioambiental junto às comunidades universitária e não universitária.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.